São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro vence em parceria após 5 derrotas seguidas e hoje joga simples

Dupla motiva Guga em Barcelona

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao cair na estréia do Masters Series de Montecarlo na semana passada, Gustavo Kuerten afirmou que sentia falta de confiança.
Hoje, por volta das 9h45, o brasileiro disputa sua primeira partida no Torneio de Barcelona contra o sueco Thomas Johansson um pouco mais seguro de si.
Na Espanha, Guga decidiu jogar a chave de duplas e na estréia, ao lado do argentino Mariano Zabaleta, derrotou a parceria formada pelo americano Jan-Michael Gambill e o sul-africano Chris Haggard por 2 a 1 (4/6, 7/6 e 6/4), após salvar três match points.
Foi a primeira vitória em um jogo de duplas do brasileiro após cinco derrotas consecutivas nesse tipo de disputa. Seu último triunfo aconteceu em agosto, no Masters Series de Cincinnati.
A seqüência negativa não é tão grande em simples, mas preocupa. Kuerten não venceu nenhum de seus três últimos torneios. Além de Montecarlo, disputado no saibro assim como o torneio atual, caiu nas estréias em Indian Wells e Miami (quadra dura).
A situação é mais complicada já que a série persiste em plena temporada européia de saibro, piso preferido de Guga, que perdeu três posições no ranking com a queda precoce na semana passada e ocupa agora a 23ª colocação.
No ano passado, o brasileiro viveu uma péssima fase na temporada de quadras duras na América do Norte, quando amargou mais derrotas do que vitórias.
Um das explicações dadas por Kuerten foi o fato de, meses antes, ter caído nas fases iniciais no saibro europeu, fato ao qual não estava acostumado -ele foi eliminado na segunda rodada em Montecarlo em 2003.
Na tentativa de evitar a repetição do tropeço do ano passado, Guga encara hoje um tenista com pouca intimidade com o saibro.
Campeão do Aberto da Austrália em 2002, Johansson perdeu toda a temporada passada por contusão, ocupa apenas o 208º posto do ranking e venceu somente 21 de seus 64 jogos na terra batida.
Flávio Saretta, o outro brasileiro na chave de simples, estreou ontem e derrotou o espanhol Salvador Navarro por 4/6, 7/5 e 6/4.
Saretta, que segue em 52º no ranking, volta a jogar amanhã contra o belga Kristof Vliegen, 136º, que, assim como Navarro, veio do qualifying.


Texto Anterior: Basquete: Prefeitura pode ser nova meta para Barbosa
Próximo Texto: Automobilismo: Schumacher vê Button à frente de Barrichello
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.