São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Torneio reuniu convidados e teve 2 edições

DA REPORTAGEM LOCAL

A Copa Rio, disputa organizada pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos), foi realizada pela primeira vez em 1951 para animar o futebol brasileiro depois da derrota da seleção na final da Copa de 1950.
O Maracanã, erguido para o Mundial (não estava totalmente pronto no início da Copa), foi o grande palco da disputa, que teve uma segunda edição, em 1952, esta vencida pelo Fluminense em final contra o Corinthians.
Para jogar a Copa Rio, foram convidados alguns times estrangeiros, mas nenhum era campeão continental, já que não havia na época Copa dos Campeões da Europa ou Libertadores. Nem todos os convidados eram campeões nacionais vigentes.
A Juventus, vice da Copa Rio-51, por exemplo, veio ao Brasil na condição de terceira colocada do Italiano. Não vieram ao país representantes de alguns países importantes da bola, como Alemanha, Argentina e Inglaterra.
Oito times, divididos em duas chaves, compunham a competição, que tinha uma sede em São Paulo e outra no Rio. Em 1951, o Vasco era o favorito, mas caiu nas semifinais diante do Palmeiras.
Em 1953, uma outra disputa similar foi disputada. O Torneio Rivadavia Corrêa Meyer teve Vasco e São Paulo na decisão, e o time carioca ficou com o título. Ao menos o Fluminense acha que, se o Palmeiras virar campeão mundial, também receberá essa honraria.0 (PG E RBU)


Texto Anterior: Confirmado: Diretoria acerta com zagueiro Gustavo até junho de 2008
Próximo Texto: Tudo bem: Palmeiras não vê gafe em festa e já fala em louro na camisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.