São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros brilham, e Porto ganha a Copa dos Campeões dos azarões

DA REPORTAGEM LOCAL

O Porto venceu ontem o Monaco por 3 a 0 e conquistou pela segunda vez em sua história o título da Copa dos Campeões, o mais nobre interclubes europeu. O torneio viu nesta temporada os principais favoritos caírem antes das semifinais. Dois brasileiros tiveram atuação destacada e marcaram gols na final, que ocorreu em Gelsenkirchen, na Alemanha.
Carlos Alberto, ex-Fluminense, abriu o placar aos 39min do primeiro tempo, aproveitando um cruzamento da direita e um vacilo da zaga monegasca. Na segunda etapa, Deco, brasileiro que ganhou nacionalidade portuguesa, ampliou aos 26min com categoria, jogando a bola sutilmente no canto direito do goleiro Roma.
A torcida do Porto, que não festejava o título da Copa dos Campeões desde 1987, já celebrava a conquista quando Alenichev fechou o marcador, aos 30min, com potente chute na saída do goleiro -recebeu a bola livre na área.
O time português, que na temporada passada havia vencido a Copa da Uefa, ainda contou com outro brasileiro. O atacante Derlei teve uma atuação discreta ontem, mas foi decisivo na fase semifinal -vários jogadores brasileiros já haviam brilhado nesta temporada em campeonatos nacionais.
Deco, convocado para a Eurocopa, em Portugal, foi o melhor jogador da decisão -Giuly, principal destaque do Monaco, saiu contundido no primeiro tempo. Os experientes Vitor Baía e Jorge Costa ergueram a cobiçada taça européia como capitães -ontem, o zagueiro usou a faixa de capitão.
O técnico do Porto, José Mourinho, um dos grandes responsáveis pelo sucesso do time que irá ao Mundial interclubes no Japão, pode assumir agora o Chelsea.
"Creio que foi meu último jogo pelo Porto, mas fizemos grandes coisas nos dois últimos anos", disse Mourinho logo após a final.


Texto Anterior: Venda de Luis Fabiano é discutida hoje
Próximo Texto: Panorâmica - Atletismo: Montgomery é acusado de ter usado doping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.