São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEMIFINAIS/ ONTEM

Provocações turcas viram ânimo da seleção

Scolari usa rival para motivar os brasileiros

DOS ENVIADOS A SAITAMA

Luiz Felipe Scolari contou com o auxílio dos turcos para compor seu arsenal motivacional horas antes da batalha por uma vaga na decisão da Copa do Mundo.
Sem poder contar com a ajuda da psicóloga Regina Brandão, vetada pela cúpula da CBF antes da Copa, o técnico da seleção tem utilizado frases de efeito de esportistas, como Michael Jordan, e trechos do livro "A Arte da Guerra", do chinês Sun Tsu, para dar ânimo ao time brasileiro. Scolari foi buscar no território inimigo a fonte de inspiração para mexer com os brios de seus pupilos.
Ainda no hotel que serviu de concentração para a seleção em Saitama, mostrou aos jogadores declarações provocativas dos europeus, que disseram que estariam em Yokohama se o Brasil não fosse novamente auxiliado pela arbitragem -na estréia dos times no Mundial, em 3 de junho, o time de Scolari bateu os rivais por 2 a 1, com o gol da vitória originado de um pênalti inexistente.
Segundo alguns atletas que preferiram não se identificar, muitas das frases eram de autoria de Senol Gunes, que previu a Turquia na final do dia 30, em Yokohama.
Depois do jogo, Ronaldo não se esqueceu de alfinetar o protagonista da palestra de Scolari. "O treinador da Turquia falou muita coisa. Se for responder a tudo o que ele falou... O importante é que a gente venceu, inclusive depois de declarações dele de que a equipe turca era melhor que a nossa. O resultado mostra que não é."
Mas Scolari não apelou apenas às provocações dos turcos. O técnico gaúcho colocou um vídeo com cenas da sofrida trajetória da seleção até aqui -jogos nas eliminatórias e na Copa-2002.
O filme mostrava ainda cenas da infância dos jogadores, de seus familiares e de momentos vitoriosos de suas carreiras.
"Isso ajuda o jogador. Lembramos de quem nos ama, da torcida comemorando, e isso nos dá mais força", disse o volante Vampeta.
Para a semifinal, Scolari mudou a trilha sonora do vídeo. Depois de utilizar Ivete Sangalo na vitória sobre os ingleses, colocou uma música de Zeca Pagodinho ("Deixa a vida me levar") para melhorar o astral do grupo.
Após a vitória sobre os turcos, Scolari reverenciou o principal personagem de sua palestra. "Quero parabenizar a Turquia, seu técnico, porque eles foram brilhantes. Estar entre as quatro melhores seleções do mundo é uma coisa espetacular."
O técnico gaúcho, que novamente estava com os olhos vermelhos -chorara na vitória sobre os britânicos-, agradeceu também aos torcedores.
"A primeira sensação no campo era uma energia positiva que vinha do Brasil. Isso fez com que a gente se multiplicasse. O torcedor brasileiro soube entender o trabalho. O Brasil deve estar feliz, contente, pulando, assim como nós."
A exemplo do que fez após todas as seis vitórias do time na Copa, Scolari rasgou seda aos seus jogadores. "Senti esse ambiente bom. Mesmo na dificuldade, não tínhamos receio de tomar gol. Tenho só que dizer obrigado. Aqui no Japão, arigatô. Hoje [ontem" mostramos mais uma vez que essa é uma seleção que joga com o coração." (FÁBIO VICTOR, FERNANDO MELLO, JOSÉ ALBERTO BOMBIG, RODRIGO BUENO E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Bola Rasteira
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.