São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torcedores de MS são proibidos de ver a Copa

Eles vão ter de assistir a palestras educativas durante o horário das partidas do Brasil por terem entrado em choque com policiais

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

A Justiça proibiu 13 torcedores de assistirem aos jogos do Brasil na cidade de Amambaí (a 351 km de Campo Grande), em Mato Grosso do Sul.
Duas horas antes de a partida começar, eles devem chegar à delegacia da Polícia Civil e só podem deixar o prédio após, em caso de vitória, o fim das comemorações nas ruas.
A punição é porque os 13, com idades entre 17 e 25 anos, foram presos em confronto de torcedores com a Polícia Militar após a vitória contra a Austrália, no dia 18. Entre os punidos estão dois menores de idade e duas mulheres.
Sem contato com rádio ou televisão, os torcedores punidos assistirão na delegacia a palestras sobre "bom comportamento na sociedade".
Mesmo que o Brasil perca de Gana, esses torcedores já têm compromisso de assistir a palestras dos policiais militares, alvos de ataque no confronto, na semifinal e na final da Copa.
"Alguns partiram para cima da polícia, com garrafas de cerveja, quebraram o pára-brisa da viatura [carro de polícia, uma Blazer]", disse o promotor de Justiça Ricardo Rotunno.
O delegado Claudineis Galinari conta que havia apenas dez policiais para conter os torcedores mais agressivos, entre eles os 13 que foram presos.
Detalhe: as prisões ocorreram devido à intervenção de 50 policiais da Força Nacional de Segurança Pública enviados pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, no início do mês ao Estado para combater a facção criminosa PCC.
Após a prisão, o promotor propôs as punições: além da proibição de ver os jogos, os 11 maiores de idade vão pagar R$ 350 cada um para o Conselho da Comunidade. Os dois menores prestarão serviço no quartel da PM por quatro meses.


Texto Anterior: Recorde: Vitória hoje significa domínio sobre outros continentes
Próximo Texto: Datafolha na Copa: Lições de dez anos atrás
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.