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STOP & GO
Duelo
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Pelos tempos de ontem, a briga entre Schumacher e os
McLarens será mesmo interessante neste fim-de-semana de
Copa do Mundo. Com apenas
um jogo de pneus, manteve-se
entre os líderes da primeira sessão francesa.
Além da recuperação da
Goodyear, o alemão conta com
novos componentes, alguns já
experimentados no GP do Canadá, como a asa dianteira.
Cinco pontos à frente de Coulthard e a 12 de Hakkinen, Schumacher pode equilibrar de vez o
campeonato se, de fato, a
McLaren tiver perto de seu limite de reação, o que ninguém
sabe ainda.
Um equilíbrio obtido em
grande parte pela Goodyear e
pelo revés duplo da McLaren
em Montreal. O que interessa,
porém, é quanto esse desejado
equilíbrio contribuirá para
acirrar as diversas disputas pessoais que a F-1 alimenta desde a
última corrida.
Com a disputa parelha, a tendência são os duelos aumentarem. A F-1, porém, não parece
preparada para isso. Como se
comportarão, por exemplo,
Schumacher e Frentzen, ainda
mais após o acidente da semana passada? O mesmo poderia
ser dito de Schumacher e Hill.
Coulthard esforça-se para assumir o papel de mediador, reivindicando um código de conduta para os pilotos. Tem gente
até que sugere importar os cartões do futebol para punir infratores, pura bobagem.
Ao contrário de outras modalidades do esporte a motor, como o rali, por exemplo, onde o
piloto dirige defensivamente, a
F-1 exige agressividade -claro,
dentro dos limites do razoável.
A ultrapassagem, que, para
muitos, resume a emoção do
automobilismo, é uma manobra ofensiva. O toque de rodas,
fechada, muitas vezes, é válida.
O problema da F-1 não passa
pelas regras, mas pela técnica.
Dependendo do circuito e do
equipamento, qualquer piloto
um pouco esperto segura até
um Schumacher.
NOTAS
Petrobrás
A estatal cumpriu a promessa
que fez em Imola. E as Williams devem queimar sua gasolina, hoje, no treino oficial.
Bolsa
Ecclestone está encontrando
tantos problemas para abrir o
capital de sua F-1 S.A. que, dizem, já está quase desistindo
do projeto. A pressão da União
Européia, que vê monopólio
no contrato do chefão com a
FIA, parece ser o empecilho.
Toyota
Depois de a Honda anunciar
que testa seu primeiro F-1 desde os 60 até o fim do ano, escuta-se que a Toyota também
tem seu projeto na categoria.
Deserto
Não havia alma viva nas arquibancadas de Magny-Cours,
ontem. Na verdade, nunca foi
diferente. Mas os organizadores prometem passar França x
Paraguai pelas oitavas-de-final
da Copa do Mundo nos telões
do circuito após a corrida.
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