São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA
FUTEBOL
África do Sul oficializa apelação por Copa de 2006 por meio de carta à Fifa
Por meio de carta enviada à Fifa (entidade que controla o futebol internacional), a África do Sul oficializou sua apelação para receber a Copa do Mundo de 2006, após a organização desta ter sido concedida à Alemanha, em polêmica votação do Comitê Executivo da Fifa.
Segundo Irwin Khoza, líder da candidatura sul-africana, a carta pede à Fifa que inicie o processo para invalidar a votação, que teve a abstenção decisiva de Charles Dempsey, da Nova Zelândia, que admitiu ter sofrido ""pressão insuportável" antes da votação.
O dirigente estava decidido a escolher a África do Sul, que, com um empate em 12 a 12, venceria a disputa, pois o presidente da Fifa, Joseph Blatter, optou pelo país africano.
Blatter já declarou que a apelação da África do Sul não vai alterar o resultado da votação. A Fifa, porém, decidiu investigar os motivos da abstenção de Dempsey, ex-dirigente que não é mais presidente da Confederação da Oceania, uma vez que seus aliados viram sua escolha como uma afronta aos interesses do continente.
Os sul-africanos, entretanto, após consultar autoridades neozelandesas, a Confederação da Oceania e um advogado suíço, estão animados quanto às suas chances de sucesso, por isso mesmo não lançaram a candidatura do país a sede da Copa de 2010. ""Espero ter a chance de exibir o material que reunimos à Fifa", disse Khoza.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Texto Anterior: Matonense contrata time já pronto
Próximo Texto: Confederação promete punir times reservas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.