São Paulo, segunda-feira, 27 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bicampeão, Contador prevê duelo em 2010

Patrick Hertzog/France Presse
Armstrong observa Contador com a taça da Volta da França

DA REPORTAGEM LOCAL

A 21ª e última etapa da Volta da França, com chegada ontem na Champs-Elysées, apenas confirmou o bicampeonato do espanhol Alberto Contador (venceu também em 2007).
Com os ciclistas seguindo um tradicional código de ética na etapa derradeira, houve tempo até para Contador, 26, e seus colegas da equipe Astana tomarem champanhe no percurso.
A Volta de 2009, no entanto, foi marcada por uma disputa interna. Na favorita equipe Astana, Alberto Contador e o heptacampeão Lance Armstrong, 37, eram inimigos íntimos.
Foi a primeira Volta do veterano ciclista desde 2005, quando anunciou a aposentadoria.
"Foi especialmente difícil para mim e, por isso, tem um sabor especial. Voltarei para cá [em 2010] com uma equipe que pensa única e exclusivamente em mim", desabafou o bicampeão. Só nas últimas etapas, quando a vantagem do espanhol era grande, houve algum trabalho de equipe.
Normalmente, o grupo atua em conjunto para favorecer a estrela, o capitão. Na Astana, Contador tinha o posto.
Armstrong finalizou a Volta em terceiro, 5min24s atrás do campeão e a 1min13s do luxemburguês Andy Schleck. Vencedor do tour de ontem, o britânico Mark Cavendish foi quem mais venceu etapas (6 de 21).
Para evitar problemas no ano que vem, o veterano norte- -americano nem esperou acabar a Volta. Anunciou durante a competição uma nova equipe para 2010, formada apenas por americanos. E ele como líder.
O título de Contador confirma o ciclista como o mais completo da atualidade -durante a Volta, venceu até etapas contrarrelógio, fora de sua especialidade- e a supremacia espanhola atual no tour.
Desde o sétimo título de Armstrong, em 2005, só dá Espanha: além do bi de Contador, Oscar Pereiro venceu em 2006 e Carlos Sastre ficou com a camisa amarela em 2008 -o campeão do ano passado, porém, ficou apenas com o 17º lugar ao fim da Volta deste ano.
Apesar da vitória anunciada de Contador, a organização cometeu uma gafe na cerimônia de premiação: tocou o hino francês. Só após uma reclamação do próprio espanhol colocaram o hino correto.
Do rival Armstrong, ele ganhou um aperto de mão. Em 2010, os dois estarão novamente sob os holofotes na França.


Texto Anterior: 2010: Astro aprova fim de maiôs high-tech
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.