São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção de basquete perde, mas vai à 2ª fase

Contra EUA, time sofre a 1ª derrota em seletiva olímpica

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira foi arrasada ontem pelos EUA, na última rodada da primeira fase do Pré-Olímpico de Las Vegas. Em casa e contando com alguns dos principais astros da NBA, o time americano venceu por 113 a 76. Mesmo com o revés, o Brasil se classificou na segunda posição no Grupo B da competição. A diferença de 37 pontos foi a segunda maior dos EUA contra o Brasil desde que o rival começou a usar atletas da NBA. "Vamos olhar os erros de hoje para corrigi-los nos próximos jogos", disse o pivô Tiago Splitter. Hoje começa a segunda fase do torneio, que vale duas vagas em Pequim-08. O rival do Brasil seria definido após Panamá x Argentina, que fechariam o Grupo A na madrugada de hoje. Com os resultados de ontem, as Ilhas Virgens foram eliminadas no Grupo B. Além de Brasil e EUA, Canadá e Venezuela também passaram à segunda fase. Ontem, o Brasil deu trabalho só no primeiro quarto. Para impor mais respeito, o técnico Lula escalou Nenê, do Denver, pela primeira vez como titular. Marcado, Leandrinho, cestinha do Brasil no evento, quase não produzia. O armador terminou o jogo com 14,3% de acertos em seus tiros de quadra. Nos lances livres, teve aproveitamento de 50%. Em compensação, outros jogadores, como Alex e Tiago Splitter, arrumavam espaço em infiltrações na defesa adversária. O pivô, que deve atuar na NBA pelo San Antonio daqui a duas temporadas, foi o destaque do Brasil no confronto, com 13 pontos e nove rebotes. Com maiores opções de troca, os EUA deslancharam no marcador no segundo quarto, graças aos arremessos de LeBron James e Carmelo Anthony. O primeiro tempo terminou 57 a 38 para o anfitrião. No segundo tempo, a diferença só aumentou. Os EUA trocavam rápidas bolas, confundindo a defesa do Brasil e arremessando de três pontos, com ótimo aproveitamento. Em todo o jogo, os americanos acertaram 52,8% dos tiros de longa distância. Como comparação, o Brasil, que fez bem menos tentativas, obteve aproveitamento de 23,8%.0 (ALF)


EUA (113) - Jason Kidd (4), Kobe Bryant (20), LeBron James (21), Carmelo Anthony (21), Dwight Howard (3); Chauncey Billups (9), Michael Redd (16), Amaré Stoudemire (11), Michael Miller (6), Tayshaun Prince (0), Deron Williams (2), Tyson Chandler (0); BRASIL (76) - Valtinho (8), Leandrinho (4), Marcelinho Machado (6), Nenê (8), Tiago Splitter (13); Huertas (5), Marquinhos (4), Alex (10), João Paulo (6), Murilo (0), Guilherme (8), Nezinho (4)
NA TV - Pré-Olímpico de Las Vegas
Sportv, ao vivo, a partir das 16h30


Texto Anterior: Americano desbanca recordista e é o homem mais rápido do mundo
Próximo Texto: Copa 2014: Cidades apelam a folclore em apresentações feitas à Fifa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.