São Paulo, sábado, 27 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil tem 5 pódios, mas nenhum ouro

JUDÔ
Mayra Aguiar ganha bronze em Paris, e país já celebra o maior número de medalhas em um Mundial


DE SÃO PAULO

A judoca Mayra Aguiar (até 78 kg) obteve o quinto pódio nacional no Mundial de judô de Paris, ao levar um bronze.
Seu feito abre campo para diversas análises. Essa já é a competição em que o Brasil obteve o maior número de medalhas na história.
"As cinco medalhas em Paris mostram homogeneidade na equipe", disse o coordenador técnico do Brasil, Ney Wilson, à assessoria da Confederação Brasileira de Judô.
É o melhor desempenho das mulheres, com três pódios. Pela primeira vez, superam os homens -até agora. Em compensação, o Brasil falhou pelo quarto dia seguido na busca pelo ouro. O país não atinge o título desde 2007, no Mundial do Rio.
Pela quarta vez em Paris, um brasileiro medalhista esbarrou num atleta do Japão.
Prata no último Mundial, Mayra ganhou três lutas por ippon até chegar à semifinal.
Aí cruzou com a japonesa Akari Ogata, líder do ranking, para ir à final. Foi derrotada com dois waza-aris, segunda pontuação mais valiosa.
Recuperou-se na luta pelo bronze com outro ippon, sobre a alemã Heide Wollert.
"Queria o ouro... Mas a Rosi [Rosicleia Campos, técnica da equipe feminina] contou que o Aurélio Miguel tem a teoria de que quem é campeão mundial no ano pré-olímpico não ganha ouro na Olimpíada. Então espero que dê tudo certo em Londres", disse a atleta, que tem 20 anos.
"O mês de treinamento que faremos no Japão será muito importante, porque ainda tenho dificuldade para enfrentar as japonesas", explicou.
Dos medalhistas brasileiros, Sarah Menezes, Rafaela Silva e Leandro Cunha também caíram ante japoneses. Ontem, na categoria até 81 kg, Tiago Camilo e Hugo Pessanha perderam antes da disputa de medalhas, assim como Maria Portela (até 70 kg).
Hoje, último dia de competições individuais, lutam Luciano Correa e Leonardo Leite (até 100 kg), Daniel Hernandes e Rafael Silva (acima de 100 kg) e Maria Suellen Altheman (acima de 78 kg).

NA TV
Mundial de judô
10h30 Bandsports, Esporte Interativo e Sportv 2




Texto Anterior: 'É muito duro voltar a vencer', diz Usain Bolt
Próximo Texto: França ganha dois ouros e ameaça Japão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.