São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Três dos seis times na zona de rebaixamento da segunda divisão do torneio nacional têm suas sedes em São Paulo

Paulistas dominam "rabeira" da Série B

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é só com o Palmeiras na primeira divisão que o futebol paulista sofre uma forte ameaça de rebaixamento.
Na Série B do Brasileiro, a situação do Estado é ainda mais precária. Se a competição já estivesse encerrada, três dos seis clubes que seriam rebaixados para a terceira divisão seriam paulistas -XV de Piracicaba, Botafogo e Bragantino. O Mogi Mirim é outro ameaçado, já que tem apenas três pontos a mais do que o primeiro time da zona do descenso.
Todos esses clubes passam por penúria absoluta.
O Bragantino teve os telefones cortados por falta de pagamento. Para falar com o clube, que vive frequentes disputas judiciais com ex-jogadores e funcionários, a única alternativa era um orelhão.
O XV de Piracicaba, por seu lado, teve, além do telefone, fornecimento de luz interrompido.
Depois de ficarem o primeiro semestre longe dos grandes do Estado, que só jogaram o Torneio Rio-SP, os times do interior acumulam vexames na Série B, que promove nesta temporada duas equipes à elite do país.
O caso mais grave é do Bragantino, que no ano passado completou dez anos do vice brasileiro de 1991, quando era treinado por Carlos Alberto Parreira.
Em 13 jogos na Série B, o clube acumula dez derrotas e segura a lanterna da competição.
A equipe tem ainda a pior defesa do certame, com 30 gols sofridos em 13 jogos. O Bragantino já sofreu goleadas humilhantes, como, por exemplo, quando perdeu para o Fortaleza por 6 a 1.
Com resultados tão medíocres, o time foi apelidado no interior de "Tabajara B", em alusão ao quadro do programa humorístico "Casseta & Planeta".
A próxima partida do Bragantino acontece amanhã, quando o time irá enfrentar o Americano.
Depois de um bom início, o Botafogo entrou em uma trajetória parecida com a do clube de Bragança Paulista.
O time de Ribeirão Preto, que no ano passado foi rebaixado da primeira divisão do Nacional, não venceu nas últimas seis rodadas da segunda divisão.
Desesperado, o Botafogo corre atrás de reforços para evitar um novo rebaixamento. Durante a semana, o clube anunciou a contratação de três reforços.
O XV de Piracicaba completa o trio paulista na zona do descenso com um péssimo desempenho ofensivo -foram apenas 12 gols marcados em 13 jogos.

Norte e Nordeste
Se for rebaixado e seus "conterrâneos" tomarem o mesmo caminho na Série B, o Palmeiras terá que viajar muito na segunda divisão em 2003.
A competição é recheada de clubes nordestinos. Nove dos 26 times que disputam a competição são da região. Além disso, o amazonense São Raimundo e o paraense Remo estão na disputa.
Na parte de cima da classificação, a Série B tem dois paulistas em destaque. O Jundiaí é o sexto colocado, enquanto o União São João aparece em sétimo. O líder é o Criciúma, seguido de perto por Sport e Avaí. (PAULO COBOS)


Texto Anterior: Torcida apóia do começo ao fim
Próximo Texto: Ameaçado tem parceria com o Palmeiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.