São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Escândalo faz brindes encalharem

2014
Caderneta dada pelo governo para jornalistas tem nome de preso


CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA

Pelo menos 279 cadernos de anotação estão encalhados no Ministério do Esporte por causa da explosão de escândalos no governo.
Destinada a jornalistas estrangeiros, a caderneta teve a distribuição suspensa por apresentar Colbert Martins como uma das autoridades responsáveis pela organização da Copa de 2014.
Com custo unitário de R$ 11,50 -saídos da verba para utilidade pública do ministério-, o caderno foi lançado no dia 30 de julho, no sorteio das eliminatórias da Copa.
Dez dias depois, Colbert foi preso pela Polícia Federal, em operação que investiga irregularidades no Ministério do Turismo. Desde então, está afastado da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo.
Seu nome, porém, figura na caderneta, na lista "Who to talk to regarding government actions" (Com quem falar sobre ações do governo).
O caderno inclui também nomes de assessores de imprensa do Ministério do Turismo, cujo comando foi trocado na semana retrasada.
Distribuído três anos antes da Copa -e com previsão de reforma ministerial até lá-, o caderno tem ainda lista de autoridades aeroportuárias e das pastas de Cidades, Esporte, Justiça, Planejamento e Relações Exteriores.
O Ministério do Esporte informou que as cadernetas em estoque estão sendo atualizadas -não explicou como.
Ainda segundo a assessoria da pasta, foram produzidas 800 cadernetas, de 14 cm x 9,5 cm e 50 páginas cada uma. Dessas, 521 foram distribuídas, restando 279.
A Folha apurou, no entanto, que as cadernetas retidas chegam a 600. Para atualizar dados, o governo trabalha com duas alternativas: arrancar as páginas ou cobrir o nome Colbert com uma tarja.
O Ministério do Esporte afirmou que, para esclarecimento de quem recebeu os dados desatualizados, as autoridades estão listadas no portal do Mundial de 2014.
No site, o governo exibe apenas um organograma com siglas de órgãos governamentais envolvidos com a Copa.
Os contatos de autoridades aparecem sob o tópico de Câmaras Temáticas. O nome de Colbert já está excluído.
O kit -idealizado pela Fields Comunicação- incluiu canetas e pen drives.


Texto Anterior: Lúcio Ribeiro: Os quatro Dagobertos
Próximo Texto: Site do governo não retira afastado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.