São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 2000

Próximo Texto | Índice

Não bastasse sua pior sequência de derrotas, Corinthians perde vaga no Mundial de Clubes
O mundo caiu

João Wainer - 23.out.2000/Folha Imagem
O técnico Candinho, que perdeu as quatro partidas em que comandou o Corinthians em 2000, caminha sozinho em treino da equipe


FERNANDO MELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians está fora do segundo Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado entre julho e agosto de 2001 na Espanha.
A informação foi dada à Folha pelo empresário J. Hawilla, proprietário da Traffic, empresa de marketing esportivo parceira da Confederação Sul-Americana de Futebol e intermediária do contrato firmado entre o fundo HMTF e o Corinthians.
A Traffic, parceira da TV Bandeirantes, também detém o direito exclusivo de transmissão do Mundial da Fifa para o país.
Campeão do primeiro torneio de clubes organizado pela Fifa, em torneio realizado em janeiro no Rio e em São Paulo, o Corinthians tinha recebido da entidade a garantia de que estaria na Espanha no ano que vem.
Tanto que todo o planejamento orçamentário da Hicks, Muse, Tate & Furst para o clube paulista incluía a disputa do Mundial.
A notícia da exclusão do Corinthians vem em um dos piores momentos da história do clube.
Nunca, em 90 anos de existência, a equipe com maior torcida no Estado sofreu sete derrotas consecutivas -foram seis na Copa João Havelange, na qual ocupa o antepenúltimo lugar, e uma na Copa Mercosul, torneio do qual já está eliminado.
Anteontem, em reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, na Suíça, ficou decidido que o campeão da primeira edição não tinha direito à vaga.
A favor do clube paulista votaram apenas o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Angel Maria Villar. Foram dez os votos contra a inclusão do campeão de 2000 no torneio.
"É irreversível. Infelizmente, o Corinthians está fora do Mundial", afirmou Hawilla.
O presidente do Corinthians, Alberto Dualib, disse que não foi informado oficialmente da exclusão de sua equipe. "Não vou permitir que isso aconteça. Vou lutar até o fim, pois conseguimos a vaga dentro do campo."
Na reunião em Zurique, ficou decidido que cada confederação terá direito a indicar dois representantes para o próximo Mundial, que terá 12 clubes. A exceção é a Oceania, que terá uma vaga. O La Coruña, campeão espanhol da temporada 99/2000 ,também esta classificado como representante do país-sede.
"Conversei com o Nicolas Leoz (presidente da CSF) e ele disse que o Corinthians tinha que entrar por indicação da Fifa. Ele não vai mudar os representantes da América do Sul, que serão Palmeiras e Boca Juniors (campeões da Taça Libertadores de 99 e 20 00, respectivamente). Não há mais como incluir o Corinthians. A decisão já está tomada", afirmou Hawilla.
O assessor de comunicação da CSF, Nestor Benítez, afirmou que a entidade que rege o futebol sul-americano ainda não tem uma posição oficial sobre o assunto.
O torneio será disputado entre 30 de julho e 12 de agosto, provavelmente em Madrid e Barcelona.
Segundo Hawilla, só a partir da terceira edição, quando o número de participantes passará de 12 para 16, o campeão do Mundial terá vaga automaticamente. "Não tinha quem tirar para incluir o Corinthians. Eles não encontraram uma fórmula para isso. Com certeza haverá uma baixa nos investimentos", completou Hawilla, que é sócio do HMTF na Traffic.
A Folha tentou falar com José Roberto Guimarães, homem-forte do HMTF no Brasil, mas não ele não respondeu aos recados deixados pela reportagem.

Colaborou José Alberto Bombig, do Painel FC


Próximo Texto: Diretoria suspende premiação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.