UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No ano das defesas, Fifa destaca de novo o ataque


Contra franceses, Ronaldo é o mais cotado para ser nomeado, pela 4ª vez, o melhor atleta do mundo


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

No ano em que as defesas ganharam mais destaque que os ataques no futebol mundial, mais uma vez o centroavante Ronaldo aparece como favorito para ser nomeado o melhor jogador do mundo na eleição feita pela Fifa.
Foram divulgados os nomes dos ""finalistas" da eleição, que já está definida. Além do brasileiro Ronaldo, os franceses Henry e Zidane foram os mais votados.
Os técnicos das seleções escolhem seus três melhores do ano (não podem votar em jogadores de seus times). Os atletas mais lembrados vão à cerimônia de entrega do troféu -neste ano, será na Suíça, no dia 15. O mais votado vira o ""melhor do mundo".
Caso seja o vencedor mesmo, Ronaldo ganharia pela quarta vez a disputa criada pela Fifa em 1991 (já venceu em 1996, 1997 e 2002). No ano passado, a vitória do brasileiro despertou algumas críticas porque ele, basicamente, jogou apenas a Copa do Mundo.
O lateral-esquerdo Roberto Carlos merecia, para muitos, o título dado pela Fifa. Além de ter se destacado no Mundial, como Ronaldo, ele havia ganho a Copa dos Campeões com brilhantismo.
O defensor brasileiro já chegou a ser eleito o segundo melhor do mundo em 1997, quando ficou atrás somente de Ronaldo.
Desde a criação do prêmio, nenhum jogador de defesa foi agraciado com o cobiçado troféu.
Neste ano, o goleiro italiano Buffon, da Juventus, foi eleito o melhor jogador da Copa dos Campeões. O principal interclubes do mundo destacou equipes italianas e suas respectivas defesas. O goleiro brasileiro Dida também brilhou no decisivo 0 a 0 que deu o título europeu ao Milan -o time bateu a Juventus na decisão por pênaltis, na Inglaterra.
A ""Bola de Ouro", tradicional prêmio dado ao melhor jogador em atividade no futebol europeu, seria oferecida nesta temporada ao zagueiro italiano Paolo Maldini, favorito por ter liderado a forte defesa do Milan na campanha vitoriosa na Copa dos Campeões.
Ele, assim como Roberto Carlos, não figura entre os mais votados na eleição feita pela Fifa.
O Real Madrid, que reúne os mais badalados jogadores do planeta, já conta com a vitória de um de seus astros -Henry, do Arsenal, é o único dos ""finalistas" que ainda não levou o troféu da Fifa.
O meia francês Zidane já foi o melhor do planeta em 1998 e em 2000. Ele manteve boas atuações no poderoso time de Madri, mas no ano ganhou de importante só o Campeonato Espanhol, como Ronaldo. O clube fracassou na Copa dos Campeões ao cair nas semifinais diante da Juventus.
O time de Turim conta com o único jogador que, segundo críticos, poderia tirar de Maldini a ""Bola de Ouro": o tcheco Nedved.
Ronaldo, além do título do Espanhol, tem como trunfo o fato de ter marcado 23 gols no torneio -apesar da marca, não foi o artilheiro. Na seleção brasileira, ele anotou apenas três vezes no ano.
Henry foi um dos mais destacados atacantes do ano, mas pouco conquistou também. Seu Arsenal caiu cedo na Copa dos Campeões e perdeu o título do Campeonato Inglês na reta final para o rival Manchester United -ganhou de importante só a Copa da Inglaterra no primeiro semestre.
A ""France Football", publicação que cuida da ""Bola de Ouro", divulgou a seleção do ano: Buffon; Thuram, Nesta, Maldini e Roberto Carlos; Makelele, Nedved e Zidane; Henry, Van Nistelrooy e Raúl. Ronaldo está no time B.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Ronaldo indica Maldini para a "Bola de Ouro"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.