São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elite escapa da degola no Brasileiro

Torneio define quedas de São Caetano, Ponte Preta, Santa Cruz e Fortaleza e livra pela 1ª vez no século equipes do C13

Com campeão e rebaixados definidos, a rodada final valerá para definir último classificado à Libertadores; Santos obteve vaga ontem

DA REPORTAGEM LOCAL

O perigo passou. E, pela primeira vez neste século, os clubes da elite representados pelo Clube do 13 escaparam do vexame da segunda divisão.
Ao final da rodada de ontem, a penúltima desta edição do Brasileiro, os quatro degolados foram definidos. Dois deles, Santa Cruz e Fortaleza, já estavam condenados há tempos. Os outros dois são paulistas.
O São Caetano cavou sua cova ao ser derrotado (2 a 0) pelo Paraná em seu estádio. Em Goiânia, a Ponte Preta também selou sua passagem à Série B em 2007 ao levar 3 a 0 do Goiás.
Com a definição, dois dos mais tradicionais clubes brasileiros, que fizeram força para cair, tiraram o nó da garganta.
O Palmeiras deve agradecer ao Goiás por estar fora de risco. Apanhou feio do Internacional no Parque Antarctica e revoltou os torcedores, que invadiram camarotes do estádio para protestar contra os 4 a 1.
O Fluminense, uma posição acima da zona do descenso, também se livrou depois de derrotar o Santa Cruz.
O alívio dos clubes de elite reflete uma situação inédita. Desde 2001, quando o Sport caiu, ao menos um representante do C13 foi para a Série B.
No ano seguinte, foi a vez de Palmeiras e Botafogo conhecerem a segunda divisão. Em 2003, foi o Bahia. Grêmio, Vitória e Guarani desceram em 2004. O time campineiro, primo pobre do C13, aliás, desceu mais neste ano ao não escapar da Série C anteontem.
Atlético-MG, de volta a Série A no ano que vem, e Coritiba deram vexame em 2005.
Com o campeão e os rebaixados da atual edição definidos, a última rodada do Brasileiro valerá para dois clubes: Vasco e Paraná, que decidem a última vaga para a Libertadores.
Os paranaenses, com um ponto a mais (59 a 58), decidem seu futuro em casa contra um São Paulo sem vários titulares. Os cariocas enfrentam o Figueirense fora de casa. Já o Santos continuou sem vencer fora de São Paulo, mas assegurou vaga na Libertadores ao empatar com o Vasco por 1 a 1 no Rio de Janeiro.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Dualib marca fim de sua era e já prepara sucessor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.