São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Limitação de jogadores é apenas física

DO ENVIADO A CAMPO GRANDE

O futebol de paralisados cerebrais é similar ao dos profissionais. A maioria dos jogadores não tem limitação mental, só física.
Para participar de competições, os praticantes são classificados de acordo com o grau de comprometimento da força e da coordenação motora.
Os mais afetados geralmente atuam como goleiros. E por isso as traves são muito menores que as de um campo oficial.
"O que muda é que os choques são muito mais frequentes, porque alguns têm dificuldade de parar quando estão correndo", diz o técnico José Renato Ferreira. "E, por isso, as quedas são muitas", diz.
Segundo a fisiatra Elizabete Saito Guiotoku, do Hospital das Clínicas de São Paulo, a paralisia cerebral é causada geralmente por falta de oxigenação na hora do parto ou logo após. "Crianças prematuras também podem sofrer de paralisia, por falta de desenvolvimento dos pulmões", completa.
A paralisia cerebral pode comprometer todos os movimentos do corpo. Mas só pratica futebol quem consegue andar e correr sem ajuda.
Segundo o neurologista Pedro Rippel, do Hospital da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, o risco de ter um filho com paralisia cerebral pode ser detectado e reduzido com exames pré-natal.
"A melhor maneira de prevenir, ou reduzir as chances, é fazendo o acompanhamento de toda a gravidez", explica.
De acordo com Rippel, o hábito de fazer pré-natal é recente em Campo Grande, o que ajuda a explicar a grande quantidade de casos de paralisados cerebrais na cidade. "Até pouco tempo atrás, havia muitos partos domiciliares, feitos em condições precárias, que geravam vários casos de deficiência."
Para Elizabete, a prática de esportes "além de melhorar reflexos e coordenação, ajuda na interação com as pessoas e melhora a autoestima." (MF)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Seleção: Técnico quer mais equipes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.