São Paulo, Domingo, 28 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL NO MUNDO
Sede de sede

RODRIGO BUENO

Escândalos relacionados à escolha de sedes de competições só chegaram mesmo até o Comitê Olímpico Internacional.
O futebol, com múltiplos torneios e postulantes a organizadores, está sendo estranhamente poupado. Não há uma candidatura a sede no esporte que não tenha ao menos um senão.
Os oito países que pleiteiam a Copa de 2006, já de posse da lista de exigências da Fifa para se receber um Mundial, têm até o dia 30 de abril para apresentar seus projetos completos.
Os cinco africanos envolvidos na disputa devem ser reduzidos a apenas um até essa data. Marrocos já aceitou a proposta de unificação da candidatura africana e deve apoiar a África do Sul, único país do continente com infra-estrutura mínima para um torneio de 32 seleções.
Espera-se que Nigéria, Egito e Gana façam o mesmo.
A Nigéria, que recebe em abril o Mundial júnior, mesmo tendo sido constatada a precariedade de suas condições, luta para ter a Copa da África de 2000 com Marrocos e Egito, já que Zimbábue, a sede original, mal consegue pôr em campo sua seleção.
Da Europa, que se espera a perfeição, vê-se a indefinição da Inglaterra com o estádio de Wembley, carro-chefe da campanha do país. O templo do futebol será demolido e remodelado, mas o projeto inglês não sabe ainda como isso se dará.
A Alemanha negocia por baixo do pano apoio com africanos e tem sua federação tachada de ""amadora" até por seu garoto-propaganda, Beckenbauer.
Mesmo a Euro-2000 ainda não explicou a compra da final pela Prefeitura de Roterdã, que roubou a decisão de Amsterdã.
Na América do Sul, o Paraguai pena para custear sua Copa América. E, sobre a Copa de 2006 no Brasil, basta dizer que a Vila Belmiro, o único estádio com iluminação adequada aos moldes da Fifa no país, não recebe nem semifinal do Rio-SP.
A sede por sede é grande. Ao menos a Copa não será bienal.

NOTAS

Nigéria
Está previsto para esta sexta o sorteio do Mundial júnior.

México
A Europa boicotou a Copa das Confederações em janeiro, é verdade, mas os mexicanos, que corriam contra o tempo para receber o evento, ainda celebram o adiamento para julho.

Barcelona
No próximo dia 10, o Camp Nou é sede da festa do Barcelona para Cruyff. Três times estão escalados: uma seleção da Fifa, com Ronaldinho, um time dos sonhos de Cruyff, com Romário, e o Barcelona de Van Gaal.

EUA
O Mundial feminino encontrou ótima sede, mas virou instrumento de injustiça. O torneio será qualificatório para a Olimpíada de 2000. E quem não se classificou para o Mundial não tem mais como ir aos Jogos. Isso foi acertado só agora.

E-mail rbueno@folhasp.com.br


Texto Anterior: Juca Kfouri: O favoristismo vascaíno e a violência santista
Próximo Texto: Futebol: Lusa apara arestas para encarar grandes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.