São Paulo, domingo, 28 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iugoslavos testam boicote de protesto contra bombardeio


das agências internacionais

Liderados por Pedrag Mijatovic, atacante do Real Madrid (Espanha), os futebolistas iugoslavos pelo mundo fazem um boicote a partir deste fim-de-semana, protestando contra o bombardeio da Otan sobre seu país.
Desde quinta-feira, Mijatovic, apoiado por seus compatriotas Dragan Stojkovic (Grampus, do Japão) e Dejan Savicevic (Estrela Vermelha, da Iugoslávia) lançaram a iniciativa, apoiada pela federação nacional da modalidade.
"Não podemos nos concentrar sabendo que nossas famílias correm perigo. Não é um protesto político. Fazemos o que nosso coração nos pede", afirmou Mijatovic.
A Iugoslávia está sendo atacada pela Otan (aliança militar dos EUA e países europeus) por não aceitar um acordo de paz com os separatistas da região do Kosovo, com uma população de maioria albanesa que quer autonomia.
A Espanha, onde jogam dez astros iugoslavos, deve ser o lugar com maior adesão ao boicote.
"Se a Otan quer defender separatistas, devia bombardear também a Espanha, que não deixa os bascos formarem um país", disse Veljko Paunovic, do Mallorca.
Já o técnico Radomir Antic, que assumiu o Atlético de Madrid nesta semana, é contra o boicote. "O melhor é jogar para mostrar nosso orgulho de jogar para o mundo."
Na Inglaterra, Sasa Curcic, do Crystal Palace, participou de protesto na frente da casa do primeiro-ministro inglês, Tony Blair, mas deve defender seu time hoje.
Já os dois iugoslavos da Lazio (Itália), Sinisa Mihajlovic e Dajan Stankovic, ainda não se decidiram.
Outro efeito do ataque foi a adiamento de vários jogos, entre eles Iugoslávia x Croácia, pela fase classificatória da Eurocopa-2000.
Por seu lado, os basquetebolistas iugoslavos que jogam na Itália, Espanha, Grécia e EUA decidiram jogar com tarjas pretas na camiseta.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.