São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Narciso começa a fazer quimioterapia

WAGNER OLIVEIRA
da Agência Folha, em Curitiba

O jogador Narciso, 26, começou ontem o tratamento contra a leucemia -câncer no sangue- no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Ele teve injetado no corpo, na altura do tórax, dois tubos de plástico, pelos quais receberá a medicação durante o período em que permanecer internado.
A introdução do cateter foi realizada com sucesso pelo médico Giovanni Loddo na manhã de ontem. À tarde, Narciso retornou para casa para descansar e volta hoje ao hospital para uma internação de pelo menos um mês.
Nos próximos sete dias, o atleta vai ser submetido a tratamento quimioterápico. A cirurgia para o transplante de medula óssea deverá ocorrer na sexta-feira da semana que vem. O pós-operatório deverá ser a fase mais difícil que o jogador enfrentará, pois pode haver a rejeição do órgão transplantado. Narciso terá como doadora da medula sua irmã Nilda Santos, 29, que demonstrou ter compatibilidade sanguínea com ele.
A doença do atleta santista foi descoberta no início deste ano, durante os testes médicos realizados na pré-temporada. Narciso pensou em fazer tratamento nos Estados Unidos, mas preferiu ficar no país ao saber dos bons resultados obtidos no Paraná.
O Hospital de Clínicas é referência mundial no transplante de medula. Segundo a Universidade Federal do Paraná, 40% dos transplantes de medula no país são realizados pela instituição.
O volante alugou um apartamento em Curitiba, onde vai ficar pelos próximos cinco meses. Ele recebeu uma visita da delegação do Santos, que jogou contra o Coritiba na noite de ontem pela Copa do Brasil. Narciso demonstrou confiança na recuperação e agradeceu o apoio dos amigos e dos fãs, que já lhe mandaram mais de 3.000 mensagens pela Internet.
"Estou confiante na minha recuperação e agradeço a todos que torcem pela minha luta contra essa doença", disse.
Os médicos prevêem que Narciso possa estar recuperado totalmente dentro de um ano -poderá voltar a treinar em oito meses.


Texto Anterior: Corinthians recorre de multa a técnico
Próximo Texto: Álvaro tem chance de pegar a Lusa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.