São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPA 2010
contagem regressiva


43 dias

Premiação gera crise na seleção sul-africana

Anfitriões discutem bônus apesar de futebol ruim

FÁBIO ZANINI
DE JOHANNESBURGO

A pouco mais de um mês da Copa, cresce o temor de um vexame da seleção sul-africana. Não bastasse o fraco futebol, o time entrou em crise financeira e administrativa.
A equipe está na Alemanha, onde hoje enfrenta a Jamaica, num amistoso arrumado às pressas, após um jogo contra a China ter sido cancelado. O confronto só foi confirmado após o sempre diplomático técnico Carlos Alberto Parreira ter perdido a paciência.
"A preparação incluía três jogos na Alemanha, mas houve apenas um. Treinar é importante, mas não é suficiente", afirmou Parreira. Para piorar, o amistoso já realizado, contra a Coreia do Norte, rival do Brasil na primeira fase da Copa, terminou 0 a 0.
Outro problema é a questão do bônus pela performance. O diretor-executivo da Safa, a confederação local de futebol, Leslie Sedibe, teve de voar até a Alemanha para passar um pito nos jogadores.
"Não podemos continuar assim. Estou irritado com os jogadores, a comissão técnica, todo mundo. As pessoas precisam perceber que uma Copa está chegando e temos uma grande responsabilidade. Todos precisam começar a servir sua nação", afirmou.
Após a intervenção do cartola, o debate sobre os prêmios foi suspenso, mas apenas por alguns dias.
Os resultados medíocres da seleção se acumulam em 2010. Em casa, a Bafana Bafana (apelido da seleção) não passou de um empate com a fraca Namíbia. Também teve dificuldades contra times pequenos do Rio, como Volta Redonda e Boavista.
A África do Sul caiu num grupo difícil, ao lado de França, México e Uruguai. No ranking da Fifa, o país ocupa a 88ª posição. Caso não passe da primeira fase, será um caso único de seleção anfitriã deixando o torneio nesse estágio.

COPEIRAS

LÁ COMO CÁ
Se aqui o clamor é por Neymar, na Espanha, uma enquete on-line do "Marca" mostra que lá um dos mais pedidos é Pedro, mais um meia da base do Barcelona.

DE VOLTA
Ashley Cole voltou a jogar, para alívio de Fabio Capello. O técnico tem sofrido com os laterais-esquerdos da Inglaterra, como o reserva Wayne Bridge, que deixou a seleção após a revelação do caso de Terry com sua ex-mulher.

ABC DA ÁFRICA

Rand
Moeda sul-africana. Mil rands equivalem a um "grand" e 1 milhão é um "bar". Cada cédula traz um dos cinco principais animais da África. Um real é igual a 4,2 rands.

EM NÚMEROS

128
jogos terminaram 1 a 0 nas Copas. É o placar mais comum dos Mundiais e ocorreu em uma final, em 90, na Itália: Alemanha Ocidental 1 x 0 Argentina

LÍNGUA SOLTA

"Ganhamos vários jogos sem o Cristiano Ronaldo. Hoje não há isso de um time depender de um só"
DECO
meio-campista da seleção portuguesa



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.