São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

RedeTV! encara Globo no Cade

DIREITOS DE TV
Emissora argumenta que rival teve vantagem em negociações com clubes


BERNARDO ITRI
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

A RedeTV! protocolou anteontem, no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), um processo com diversos argumentos para tentar provar que a Globo está tendo preferência para adquirir os direitos de transmissão do Brasileiro.
A Folha apurou que o principal argumento usado pela RedeTV! nessa ação é o de a Globo ter esperado a divulgação do resultado da licitação do Clube dos 13 para iniciar as negociações com os dissidentes da entidade.
O departamento jurídico da emissora paulista argumenta que a Globo negociou acordos tendo a vantagem de poder fazer comparações com os R$ 516 milhões apresentados na licitação.
Isso, segundo advogados da RedeTV!, é similar ao que já vinha sendo feito nos últimos contratos de direitos de transmissão do Brasileiro e que o Cade vetou em 2010.
No ano passado, o conselho determinou, entre outras coisas, que, nas concorrências seguintes, não houvesse uma cláusula de preferência para a Globo no contrato.
Outro argumento usado pela emissora paulista é o de que, ao comprar os direitos de todas as mídias em seus contratos individuais com os clubes, a Globo está quebrando o que também fora determinado pelo Cade.
O conselho previa que os contratos para as diferentes mídias não fossem negociados em pacote.
Após a audiência pública no Senado, ontem, o presidente do Cade, Fernando Furlan, admitiu ser forte o argumento da RedeTV!, mas disse não acreditar que isso possa reverter a situação.
"De fato, isso [negociar após a licitação do C13] criou um conforto para a Globo, assim como ela tinha nos contratos anteriores. Mas não acho que isso possa ser visto como preferência", afirmou.
"Mesmo assim, vamos analisar o processo da RedeTV!", acrescentou.
De acordo com Furlan, até ontem à tarde ele não tinha tomado conhecimento da entrada do processo no órgão.

ALIANÇA
Uma das estratégias da Globo para que sejam evitados problemas com os contratos já firmados por ela com os clubes é tentar se aproximar da emissora rival.
A reportagem apurou que executivos da RedeTV! foram procurados pela Globo. A TV carioca ofereceu sublicenciar os direitos do novo contrato.
As negociações, por enquanto, não evoluíram. A emissora paulista respondeu que ainda acredita na chance de conseguir obter os direitos exclusivos do Brasileiro, já que venceu a licitação do C13. Ainda assim, a Globo deverá insistir em um acordo para o sublicenciamento.


Texto Anterior: Organizadas vendem bilhetes corintianos
Próximo Texto: Representantes de TVs trocam farpas no Senado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.