São Paulo, terça, 28 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time que revelou jogadores que atuaram pela seleção, como Bobô e Luís Henrique, vai para a segunda divisão
"Fábrica' baiana de talentos é rebaixada

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

A Catuense, equipe que revelou os atacantes Bobô e Luís Henrique, que atuaram pela seleção brasileira, está entre as equipes rebaixadas este ano no Baiano.
Uma rodada antes do fim do 2º turno, já estão definidas os times rebaixados para a 2ª divisão: Fluminense, Catuense e Eunápolis.
Última equipe do interior a conquistar o campeonato estadual (1969), o Fluminense chegou a ser a terceira força do futebol baiano, depois do Bahia e Vitória. Em 63, a equipe de Feira de Santana (108 km de Salvador) também conquistou o título estadual.
No começo da década de 90, o time de Feira foi vice-campeão estadual em dois anos consecutivos: 90 e 91. A equipe encerrou sua participação no campeonato com apenas oito pontos ganhos. ''O Fluminense foi o reflexo dos moradores de Feira de Santana, que não apoiaram nossa equipe'', disse o presidente do clube, João Falcão.
''O rebaixamento é uma humilhação'', disse o goleiro Cássio, depois da derrota para o Poções (1 a 0), placar que derrubou o time.
Fundado em 1941, o Fluminense de Feira de Santana promete reformular toda a equipe para a disputa da segunda divisão. ''Vamos promover uma completa remodelação na equipe'', disse Falcão.
Fundada em 1974, a Catuense também já chegou por duas vezes ao vice-campeonato: em 86 e 87. Com seis pontos ganhos, a Catuense ainda tem mais um jogo antes de encerrar sua participação na competição. Mas, mesmo que vença o Bahia na próxima sexta-feira, não tem mais chances de permanecer na primeira divisão.
Há quase três anos, a Prefeitura de Catu (78 km de Salvador) construiu um estádio com capacidade para 12 mil pessoas para o clube.
Antes da construção do estádio Antonio Pena, a Catuense era um clube que dependia de outras cidades para mandar seus jogos.
A terceira equipe rebaixada no Baiano é o Eunápolis, time que também não encerrou sua participação na competição.
Anteontem, em Camaçari (região metropolitana de Salvador), o Eunápolis foi goleado pelo time da casa (6 a 1). Na próxima sexta-feira, em Salvador, o Eunápolis encerra sua participação no Baiano, jogando contra o Vitória.
Campeão do 1º turno e com vaga garantida na final, o Bahia também já está praticamente classificado para a disputa do quadrangular do 2º turno. O time lidera o seu grupo com sete pontos ganhos e ainda vai enfrentar o Galícia (hoje, em Salvador) e a Catuense.
Terceiro colocado em seu grupo com nove pontos, o Vitória também deve ser um dos finalistas do quadrangular. O time joga hoje contra o Ypiranga e encerra sua participação no turno na sexta-feira, contra o Eunápolis.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.