São Paulo, quinta-feira, 28 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Messi põe Barcelona no topo da Europa com olé

Equipe derruba o Manchester, e argentino vence duelo com Cristiano Ronaldo

Darren Staples/Reuters
O treinador espanhol Guardiola é festejado pelos jogadores do Barcelona após a conquista da Copa dos Campeões da Europa

Barcelona 2
Manchester 0

DA REPORTAGEM LOCAL

Barcelona e Messi ganharam ontem ""apenas" a Europa, mas com status de melhores do mundo. Os 2 a 0 sobre o Manchester United, em Roma, foram definidos com um gol de cabeça do argentino de 1,69 m e com olé, uma marca da equipe espanhola que conquistou ontem pela terceira vez em sua história a Copa dos Campeões.
Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo de 2008, arriscou finalizações de longe no início do jogo e deu a impressão, como o seu time tricampeão inglês, de que o Barcelona seria sufocado. Mas quem passou sufoco foi o clube que detinha o troféu.
A primeira derrota do Manchester em 25 jogos de Copa dos Campeões (recorde na história do torneio) significa a queda do time que queria nesta temporada uma ""quíntupla coroa" -venceu Mundial de Clubes, Inglês e Copa da Liga Inglesa, mas fracassou na Copa da Inglaterra e no que mais queria, a nobre liga europeia.
Eto'o colocou o Barcelona em vantagem logo no primeiro ataque real do time catalão. Aos 10min, ele recebeu passe de Iniesta na direita, livrou-se da marcação e chutou quase de bico para vencer Van der Sar.
Sem Berbatov e sem Tevez, o Manchester United sofria para chegar à área adversária. Rooney, um dos destaques do time, ficou restrito quase que só à ponta esquerda e pouco participou do jogo. As apostas em Park, primeiro coreano a jogar uma final de Copa dos Campeões, e Giggs não deram certo, e o Barcelona dominou.
No segundo tempo, Alex Ferguson colocou Tevez no lugar do brasileiro Anderson, outro apagado no Manchester. Partiu para a busca do empate, mas deixou espaços para o talentoso rival. Aos 25min do segundo tempo, Xavi colocou a bola na cabeça de Messi, que, mesmo desequilibrado, tocou com estilo para vencer Van der Sar.
O segundo gol minou as chances do Manchester, que passou a assistir, sem reação, às trocas de passe do Barcelona.
Messi, com seu nono gol anotado na competição, terminou como artilheiro isolado. Caçado ontem, foi eleito pela Uefa o melhor da partida. E agora tem tudo para ser o primeiro argentino a ser coroado pela Fifa como melhor jogador do mundo numa temporada. Messi tentará ajudar o Barcelona a ter no fim do ano nos Emirados Árabes também o Mundial, título que falta na galeria do clube.
A final de ontem registrou incidentes entre torcedores dos dois times em Roma. Um torcedor inglês e um turista americano acabaram feridos por arma branca após um enfrentamento entre duas facções. Pelo menos uma dezena de pessoas foram detidas em incidentes de violência ou embriaguez.


Texto Anterior: NBA: Orlando fica a uma vitória de vaga na finalíssima
Próximo Texto: Ferguson admite superioridade de treinador novato e do melhor time
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.