São Paulo, sábado, 28 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TAÇA DAS BOLINHAS

Para Justiça de PE, título de 1987 é só do Sport

Para CBF, Flamengo também é campeão

DE SÃO PAULO
DO RIO


A Justiça Federal em Pernambuco derrubou ontem uma resolução da CBF que dividia o título do Brasileiro-87 entre Flamengo e Sport.
Com a decisão, o time pernambucano volta a ser o único campeão do torneio. O juiz decidiu que a CBF deve cumprir a sentença em até 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 500. Cabe recurso.
Em 1999, o STJ decidiu que o Sport era o campeão brasileiro de 1987 -a decisão transitou em julgado. O Flamengo argumenta que o STJ decidiu que o Sport era o campeão, mas não o "único".
Na prática, a decisão de ontem obriga a CBF a cumprir a determinação do STJ. "Chego a concluir que a CBF tenta fazer pouco caso do Poder Judiciário", disse o magistrado na sentença.
O Sport era o único campeão até fevereiro, quando a CBF publicou uma resolução em que também reconhecia o Flamengo como campeão.
A disputa pelo reconhecimento do título, reivindicação antiga do Flamengo, envolveu também a posse da Taça das Bolinhas, que deveria ser entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro (ou ao que conquistasse três campeonatos consecutivos).
A decisão da Justiça não alterou, porém, a convicção do diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, de que seu time é o campeão de 1987. "Não tenho capacidade jurídica para opinar, mas eu sei que o Flamengo foi campeão naquele ano.
A reportagem não conseguiu contato com a CBF.


Texto Anterior: Com Fernandinho na frente, técnico prega equipe ofensiva
Próximo Texto: Fifa: Comitê de Ética vai investigar presidente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.