São Paulo, sexta, 28 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro vai à 3ª rodada e pode chegar às semifinais de Roland Garros sem enfrentar nenhum cabeça-de-chave
Kuerten obtém "caminho livre' em Paris

HAROLDO CERAVOLO SEREZA
de Paris

Após a vitória de ontem sobre Guillermo Cañas, o brasileiro Gustavo Kuerten, 22, tem agora o "caminho livre" para chegar às semifinais do Aberto da França.
Até lá, o oitavo colocado no ranking mundial não teria pela frente nenhum cabeça-de-chave: todos os possíveis já caíram.
Amanhã, pela terceira rodada, o brasileiro enfrentará o holandês Sjeng Schalken, 22, 63º do mundo, que ontem surpreendeu ao bater o espanhol Francisco Clavet (20º).
A segunda vitória em Roland Garros já é o melhor resultado de Kuerten em Grand Slams desde o Aberto dos EUA de 1997.
Ontem, precisou de quatro sets para derrotar Cañas, 83º do mundo, em um jogo que durou duas horas e 16 minutos e teve parciais de 6/2, 6/3, 3/6 e 6/2.
Os números mostram que o brasileiro teve uma atuação pior do que na estréia, contra o espanhol Galo Blanco, na terça-feira.
Seu aproveitamento do primeiro serviço caiu de 68% para 50%. Marcou pontos em 55% das vezes em que subiu à rede -na estréia, obtivera um índice de 88%.
"Com certeza, não joguei o meu melhor tênis", afirmou ele.
O brasileiro dominou o jogo até o terceiro set, quando, com duas duplas faltas, Cañas conseguiu vencer a série. Foi o primeiro set que o brasileiro perdeu no torneio.
Sobre a série perdida, Kuerten afirmou: "Tem hora que bate um desespero. Você até acha que o adversário está jogando mais do que realmente está".
Para o técnico Larri Passos, Kuerten passou a jogar como se Cañas fosse entregar os pontos, o que não aconteceu. Passos afirmou que foi bom que a perda do set ocorresse já na segunda rodada.
Campeão em 97, Kuerten é apontado como favorito ao título de Roland Garros, após vencer os Torneios de Montecarlo e Roma, também disputados no saibro. Pode sair do torneio como primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial.
Com a vitória, Kuerten somou 52 pontos no ranking da ATP, 10 deles de bônus. Para chegar a primeiro do mundo, precisa do título e de 192 pontos de bônus.
Caso ganhe amanhã, o adversário de Kuerten nas oitavas-de-final sairá do jogo entre o italiano Andrea Gaudenzi, 131º do mundo, e o tcheco Bohdan Ulihrach, 40º.
Nas quartas-de-final, o adversário de melhor ranking que Kuerten poderia ter pela frente seria Byron Black, do Zimbábue (39º).
O norte-americano Pete Sampras, segundo do mundo e apontado como mais provável adversário do brasileiro nas quartas-de-final, caiu ontem. Derrotado pelo ucraniano Andrei Medvedev (centésimo do mundo), Sampras segue sem o título de Roland Garros.
Outro cabeça-de-chave que poderia enfrentar Kuerten, o sueco Thomas Enqvist, 16º, foi batido pelo norueguês Christian Ruud, 57º.
Kuerten volta à quadra hoje, nas duplas. Ao lado do equatoriano Nicolas Lapentti, enfrenta, às 6h (de Brasília), os suecos Nicklas Kulti e Mikael Tillstrom.
² NA TV - Aberto da França, ao vivo, a partir das 6h, na ESPN International




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.