São Paulo, domingo, 28 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LOS ANGELES-1932

Sacas de café garantem pioneirismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem dinheiro para custear o envio dos atletas para os EUA em 1932, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos, Renato Pacheco, embarcou 55 mil sacas de café no Itaquicê.
O dirigente pretendia vender o produto nas escalas da viagem, e, assim, conseguir verba para bancar a estada dos competidores.
Pacheco precisava arcar também com um alto pedágio cobrado para a travessia de navios mercantes no Canal do Panamá .
"O Getúlio [Vargas" colocou dois canhões na proa do Itaquicê porque navios de guerra ficavam isentos do pedágio. Mas não enganamos os funcionários e ficamos atracados", diz Maria Lenk.
Apesar de corresponder a 70% das exportações brasileiras, o café já encontrava entraves no mercado internacional -havia dois anos que o governo queimava o excedente para manter a cotação.
As sacas, portanto, chegaram praticamente intactas a Los Angeles. Dos 84 atletas da delegação, apenas 59, incluindo Maria Lenk, conseguiram desembarcar.
Acompanhada de Orlando Silva, chefe dos atletas, Lenk ainda tentou obter empréstimo em um banco americano para ajudar os seus conterrâneos. "Pedimos a cotação da moeda brasileira e o funcionário retrucou questionando se o Brasil ficava na África."
O alento ficou por conta da ajuda oferecida pelo ator brasileiro Raul Roulien, que trabalhava em Hollywood. Durante os Jogos, além do auxílio com o idioma, ele convidou Lenk para conhecer os bastidores das produções locais.
"Estava tão deslumbrada com a estrutura dos Jogos que não me encantei com os estúdios de cinema. Hollywood não tinha a mesma estrutura da Olimpíada."
Quando a delegação retornou ao Brasil, já estava deflagrada a Revolução Constitucionalista. O percurso entre Rio e São Paulo era proibido, e Lenk precisou ficar na casa de amigos no Rio até o término do conflito. (GR)



Texto Anterior: Nadadora tenta estimular a 3ª idade com livro
Próximo Texto: Berlim-1936: Nos Jogos de Hitler, atleta desaponta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.