São Paulo, terça, 28 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro pega alemão, 83º do mundo, que já o bateu
Campeão, Kuerten joga hoje na Croácia

da Reportagem Local

Dois dias depois de conquistar o segundo título de sua carreira em torneios da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Gustavo Kuerten retorna à quadra.
O brasileiro estréia hoje, às 14h (horário de Brasília), no torneio de Umag, na Croácia, diante do alemão Marc-Kevin Goellner.
Kuerten, 21, conquistou anteontem o torneio de Stuttgart, o primeiro da temporada 98 -até então, o único título no circuito da ATP fora o do Aberto da França, um dos quatro mais importantes do mundo, em junho de 1997.
A campanha no torneio alemão, em quadra de saibro (terra batida), a mesma superfície usada em Umag, permitiu a Kuerten avançar quatro posições no ranking mundial - de 26º para 22º (leia texto abaixo).
O adversário da estréia, Goellner, alemão nascido no Rio de Janeiro (é filho de diplomata), ocupa a posição de nº 83 no ranking. No único confronto, ano passado, em Long Island (EUA), em quadra de piso sintético (rápida), o alemão venceu por 2 a 0 (6/3 e 7/6).
"Vou tentar fazer ele se mexer bastante. O cara bate muito forte, então não adianta jogar só na porrada", disse Kuerten.
A conquista na Alemanha o redimiu de uma temporada na qual em 16 torneios tivera como melhores resultados duas semifinais, em Memphis (EUA) e em Roma (Itália) e ainda fora eliminado no segundo jogo em Roland Garros.
Ele mal pôde comemorar o título, porque pela sua programação foi obrigado a deixar a quadra de Stuttgart em direção ao aeroporto para viajar para a Croácia. Ontem pela manhã, treinou com o espanhol Félix Mantilla, 14º do mundo, que defende o título.
A participação em Umag -que garante 160 pontos ao campeão e distribui US$ 375 mil em prêmios- deve ser a última em eventos de saibro na temporada.
Depois, Kuerten segue para a América do Norte, onde disputa torneios nos EUA e no Canadá.
O forte calor e a umidade no litoral croata obriga os organizadores do torneio a iniciarem as partidas somente após as 17h locais. O jogo de Kuerten acontece às 19h (local).
"É um calor impressionante, muito úmido. Não dá para jogar antes desse horário", afirmou o tenista brasileiro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.