São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Difícil de acreditar

RÉGIS ANDAKU
COLUNISTA DA FOLHA

"A cada torneio, ganho mais respeito. O cara [adversário] sabe que não é por acaso que eu estou lá. (...) Quero, sim, e está nos meus planos ganhar um título ainda neste ano. (...) Vou atingir meu auge em agosto, setembro, no Aberto dos EUA e no Torneio da Costa do Sauípe."
André Sá, por telefone, mostrava muito entusiasmo após sua excelente campanha em Wimbledon. Queria deixar claro que deslanchara, que finalmente ganhava o respeito da mídia, o medo dos rivais e a própria confiança.
Com a derrota logo na primeira rodada do Aberto dos EUA, fica um pouco difícil de acreditar.

"Foi uma grande honra fazer o primeiro jogo do horário nobre em Nova York. Fiquei ansioso. Quando o apresentador anunciou meu nome e eu entrei na quadra central, com milhares de nova-iorquinos, senti um frio na espinha, uma grande emoção."
Andre Agassi, como sempre, fez sua média com o público após passar pelo jovem Robby Ginepri na primeira rodada. Quem o conhece de perto sabe que não é fácil acreditar no discurso.
A poucos jornalistas, revelara pouco antes: "Jogar à noite é ruim. Nesse horário, nove e pouco da noite, estou acostumado a jantar. Tive de mudar o meu horário, o meu dia por causa disso".

Anna Kournikova mais uma vez caiu na estréia. Até aí, fácil de imaginar. A derrota foi para a indonésia Angelique Widjaja, que foi burilada nos programas de incentivo a juvenis pela ITF e pode surpreender nos próximos anos.
Difícil é acreditar que, definitivamente, Kournikova já era. Perdeu seu posto de musa para qualquer tenista loira que passe da primeira rodada. Escolha entre Jelena Dokic, Daniela Hantuchova, Ashley Harkleroad, Maria Sharapova (a penúltima caiu na primeira rodada, e a segunda nem apareceu em Nova York)...
Agora, a Adidas, que sempre teve sua marca exposta na roupa sexy dela, pensa em cair fora. Sem roupa, sem flashes, sem troféus, tadinha, Kournikova vai acabar sozinha. Difícil de acreditar, não?

As irmãs Williams não são tudo aquilo que você pensa. Podem ser derrotadas, sim. "Elas [Venus e Serena] dominam hoje, é verdade, mas tenho certeza de que não será por muito tempo. Logo, logo, alguém vai quebrar esse domínio. Pode ser eu, pode ser a Lindsay Davenport, que voltou agora."
Quem disse isso, pouco antes do Aberto dos EUA, foi Amelie Mauresmo. Alguém acredita?

Há alguns anos, entrar no complexo onde é disputado o Aberto dos EUA era de uma tranquilidade imensa. Com uma credencial de jornalista, então, nem se fala.
Tudo mudou. Os jornalistas podem até ter a vida bisbilhotada pelo FBI a partir do momento em que pedem a credencial. Os torcedores estão impedidos de entrar com latas de refrigerante, cestas de piquenique, sacolas grandes.
O policiamento começou a ser feito também por cachorros. Só que, agora, pasme, os cães precisam de credencial para entrar em Flushing Meadows. Ainda assim, os cães não entrarão no complexo se a credencial não tiver uma foto deles próprios, os cachorros.
Difícil de acreditar?

Rio de Janeiro
Seguindo a lógica, o capitão Ricardo Acioly confirmou Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá e Flávio Saretta para a equipe brasileira que vai jogar contra os canadenses pela sobrevivência no Grupo Mundial da Copa Davis. O confronto, importante e aparentemente fácil, vai de 20 a 22 de setembro, no clube Marapendi.

Goiás
O brasileiro Rodrigo Monte perdeu a final do future de Goiás, para o luxemburguês Gilles Muller, segundo cabeça-de-chave, em três sets. O país organiza mais um future neste ano, em Florianópolis.

Mais Rio de Janeiro
Mais de 300 jovens de 15 Estados disputam nesta semana a quinta etapa da Credicard Visa Junior's Cup. O torneio acontece em três locais: Clube dos Caiçaras, na Lagoa, Paissandu, no Leblon, e Marapendi, na Barra. Em setembro, Curitiba recebe a sexta etapa.

E-mail reandaku@uol.com.br



Texto Anterior: Pan-Americano: Rio projeta usar fundos para Jogos de 2007 para receber Olimpíada
Próximo Texto: Basquete: Brasil aposta em geração "intermediária"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.