São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Negros acusam federação dos EUA de racismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os árbitros Cecil Holland, 47, e Sande French, 47, entraram com processo na Corte do Brooklyn, em Nova York, contra a federação internacional e a norte-americana de tênis. Os dois, que são negros, dizem que as minorias, como negros e mulheres, enfrentam ambiente hostil na modalidade.
De 1991 a 2004, Holland apitou mais de 1.500 jogos profissionais. Porém nunca atuou em uma final do Aberto dos EUA, principal torneio do país, fato que levou a reclamar em 1998. Ele também pede direitos iguais para as juízas.
"É como voltar ao tempo em que as mulheres não tinham direito a voto. Se elas podem apitar jogos da NBA [liga de basquete], que costumam ser tensos, por que não podem atuar no tênis?"
French, por sua vez, diz que sofreu retaliações e perdeu oportunidades depois que reclamou que às mulheres não era permitido apitar jogos importantes do masculino e que os negros também eram discriminados no tênis.
Chris Widmaier, porta-voz da federação norte-americana, disse que a entidade não comentaria sobre o processo. A FIT também não se pronunciou sobre o tema.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Dirigente quer Jogos menores e mais funcionais
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Copa dos Campeões de A a H
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.