São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE
País se revolta com a arbitragem
Delegação de Cuba abandona Mundial

das agências internacionais

Revoltada com o que classificou de "máfia corrupta" na arbitragem, a delegação cubana abandonou na madrugada de ontem o Campeonato Mundial de boxe amador, que está sendo disputado em Houston, EUA.
Os cubanos contestaram várias decisões desfavoráveis a lutadores do país. O estopim ocorreu na noite de anteontem, quando o meio-médio (até 67 kg) Juan Hernández dominou claramente a luta contra o russo Timour Gaidalov, mas, segundo a decisão dos jurados, perdeu o combate.
A indignação tomou conta do centro de convenções George Brown, onde estão acontecendo as lutas. Vários norte-americanos juntaram-se a hispânicos para vaiar a decisão.
Instantes após o anúncio do vencedor, a Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) voltou atrás na decisão da luta polêmica, declarando Hernández vencedor, mas os cubanos se mantiveram firmes em sua resolução e retornaram para Havana.
Na mesma noite, a delegação do país caribenho já recebera com reclamações a derrota de Maikro Romero para o norte-americano Brian Viloria, pelos minimoscas.
Quem iniciou o levante cubano foi o pesado Félix Savón. Hexacampeão mundial, ele recusou-se a disputar a final de sua categoria, também na noite de anteontem, contra o norte-americano Michael Bennett (leia texto abaixo).
"Foi a culminância de uma série de injustiças e humilhações que não iremos permitir. Nossa dignidade e integridade estão acima de uma medalha", declarou o chefe da delegação cubana no Mundial, José Barrientos.
A iniciativa teria sido motivada por uma ordem do presidente cubano, Fidel Castro. Aficionado por pugilismo, ele assistia à luta de Hernández pela TV. Ao ouvir o resultado, teria ligado para Barrientos e dito: "Ouro imediato para Hernandéz ou nos retiramos".
Atual campeã mundial e maior potência do boxe amador no planeta, Cuba liderava em Houston.


Texto Anterior: Acidente de Villeneuve alerta BAR
Próximo Texto: Savón desiste do 7º título
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.