São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Às vésperas de enfrentar o Corinthians pela primeira vez como atleta do São Paulo, meia orienta os companheiros

Ricardinho assume papel de treinador

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

No último treino coletivo antes do esperado clássico contra o Corinthians, seu ex-time, o meia Ricardinho roubou a cena ao dividir com Oswaldo de Oliveira a função de técnico do São Paulo.
Depois de tentar convencer todos nesta semana de que encara o confronto de amanhã, cercado por rivalidade, com naturalidade, o ex-corintiano demonstrou um empenho acima da média ontem.
Sem cerimônia, o meia comandou uma reunião entre os atletas e o treinador no gramado, antes do treino. A conversa praticamente se transformou numa palestra de Ricardinho sobre a sua ex-equipe.
Oliveira mais observou seu jogador dar instruções do que fez comentários durante os 15 minutos de reunião. Ricardinho gesticulava muito, mas falava em um tom de voz baixo.
O goleiro Rogério, líder absoluto da equipe até a chegada de Ricardinho, também se manifestou durante a conversa.
Quando o treino começou, Ricardinho mostrou tanto desembaraço que poderia ser confundido com o técnico do time.
Logo após o primeiro ataque dos titulares, ele ficou cerca de dois minutos orientando o posicionamento de seus companheiros de meio-campo.
O treino seguiu até o fim com as orientações de Ricardinho, que não quis falar sobre o assunto. Ele também evitou dar entrevistas ontem sobre o jogo de amanhã.
Oliveira irritou-se ao comentar o fato de Ricardinho ter comandado a reunião antes do treinamento. "Ele não foi o único jogador a falar", disse o técnico, que repetiu a frase três vezes seguidas.
Com mais calma, Oliveira explicou que Ricardinho se manifestou diversas vezes no treinamento por conhecer em detalhes a maneira de atuar do rival de amanhã, já que atuou quatro anos pelo clube do Parque São Jorge.
"O Ricardinho tem um grande conhecimento sobre como o Corinthians se posiciona nos escanteios e nas cobranças de falta, por isso o chamei para falar durante o treino", declarou Oliveira.
Os atletas disseram que Ricardinho deu muitos detalhes sobre o rival na reunião de ontem.
"Falar com alguém que até pouco tempo estava no adversário é bem melhor do que apenas ter informações sobre o outro time. Por isso foi importante ouvir o Ricardinho", disse o zagueiro Jean.
Ontem, o meia só não interferiu na escalação. Oliveira seguirá sem repetir a equipe em dois jogos seguidos neste Brasileiro.
Gabriel e Leandro entrarão, respectivamente, nos lugares de Rafael e Luis Fabiano, suspensos. O zagueiro Júlio Santos atuará como volante, já que Maldonado continua contundido e Júlio Baptista cumpre suspensão.


Texto Anterior: Cruzeiro testa recuperação
Próximo Texto: São-paulinos sonham com vingança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.