São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOPING

COI endurece penas e "blinda" Olimpíadas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Olímpico Internacional endureceu a luta contra o doping.
O presidente da entidade, Jacques Rogge, disse ontem que atletas com penas superiores a seis meses de suspensão deverão ser proibidos de participar da próxima Olimpíada, mas a medida só vale após os Jogos do próximo ano.
O dirigente falou que seria injusto aplicar a pena agora pois atletas já estão disputando classificatórios para Pequim-2008. "Mas estaremos aplicando as sanções imediatamente após os Jogos. Assim, quem for punido por mais de seis meses poderá ficar fora de Londres-2012."
Para o COI, a medida se justifica, já que quem é punido com mais de seis meses de suspensão foi flagrado com poderosos agentes, como EPO ou esteróides anabólicos.
"Não estamos punindo quem usou efedrina e foi suspenso por três meses."
Rogge disse ainda que circunstâncias excepcionais podem ser punidas com banimento definitivo e citou os austríacos (do biatlo e do cross-country) acusados de doping sangüíneo nos Jogos de Inverno de Turim-2006.


Texto Anterior: Vôlei: Brasil enfrenta a Argentina no Sul-Americano
Próximo Texto: Tênis: Belgas revelam suborno para perderem jogos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.