UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOPING

Liga de futebol americano dá início a "recall"

DA REPORTAGEM LOCAL

A NFL, liga profissional de futebol americano nos EUA, anunciou que já começou a refazer os exames antidoping para detectar a presença de THG (tetraidrosgestrinona) nas amostras de urina coletadas em seus atletas.
Os exemplares que passarão pela nova análise são os que foram recolhidos nas primeiras sete semanas da temporada -neste último fim de semana, na oitava rodada, os testes para THG já teriam sido feitos regularmente.
"Nós dissemos que, assim que tivéssemos mais informações [sobre como detectar o THG], poderíamos refazer os testes, e é isso que faremos", declarou Greg Aiel-lo, porta-voz da NFL
Na semana passada, a liga já cogitara a hipótese de seguir o exemplo da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) e fazer o "recall".
A proibição ao uso do novo esteróide na NFL causou temor entre dirigentes dos times. Entre eles, é dada como certa a detecção do THG em pelo menos "meia dúzia" de jogadores.
A utilização de esteróides anabolizantes pelos atletas de futebol americano nunca foi controlada de maneira rígida pela liga.
Apesar de ter incluído o THG em sua lista de substâncias proibidas, a NFL não prevê forte punição aos jogadores que foram pegos nos exames antidoping.
O castigo para os atletas flagrados pela primeira vez será de quatro jogos -padrão na liga.


Texto Anterior: O personagem: Rival também já alcançou o topo do ranking
Próximo Texto: Panorâmica - Hipismo: Equipe do CCE se classifica para os Jogos Olímpicos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.