São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo busca reafirmar sua defesa

Sem chance de obter o título hoje, líder tenta diante so Sport retomar série invicta de sua zaga após sofrer 4 gols em 5 jogos

Gols sofridos fizeram equipe ter pior rendimento no ano; Hernanes classifica queda na performance do sistema defensivo como passageira

JULYANA TRAVAGLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Aclamada como referência nesta edição do Brasileiro, a defesa são-paulina vem dando mostras de cansaço. E, na tarde de hoje, contra o Sport, na Ilha do Retiro, a equipe paulista terá de enfrentar, além do calor da capital pernambucana, a ânsia do time do técnico Geninho em galgar mais algumas colocações na tabela para se afastar de vez da zona de rebaixamento.
Além disso, o time de Muricy Ramalho terá de refazer as contas para o quinto título Brasileiro. Com a vitória do Santos na noite de ontem, a decisão do caneco ficou para a próxima rodada, quando o São Paulo pega o América-RN, no Morumbi.
Nos últimos cinco jogos, o líder do Brasileiro com 67 pontos sofreu quatro gols, sendo que dois tentos representaram a perda de seis pontos para o time -foi derrotado por Flamengo e Corinthians por 1 a 0.
Isso sem falar na Copa Sul-Americana, quando, na última quarta-feira, o São Paulo foi novamente derrotado pelo Millonarios (COL), desta vez vez por 2 a 0. No primeiro jogo, no Morumbi, perdera por 1 a 0.
Coincidentemente, somando as partidas do torneio continental e do Nacional que aconteceram neste mês (seis jogos), o time do Morumbi viu seu rendimento despencar de 79% de aproveitamento para 22%.
"No Brasileiro, tomamos um gol por jogo. Só na Sul-Americana é que levamos mais de um", relembrou Hernanes.
"Mas, quando o time precisou, ela [defesa] mostrou que era a mesma. Prova é que nenhum time no Brasileiro conseguiu marcar um segundo gol em nós", acrescentou o volante.
Embora admita que a defesa não vem rendendo o esperado justo na reta decisiva do Nacional, Hernanes não consegue achar a justificativa para a queda no desempenho do setor.
"Acredito que perdemos um pouco de vigor, força física, mas não sei por qual motivo. Mas vamos procurar sair dessa situação e ver se antecipamos o título o quanto antes", disse.
"Todos os times tiveram um momento em que chegaram ao seu limite e deram uma caída [no rendimento]", disse, lembrando os exemplos dos cariocas Botafogo e Vasco.
Pelo lado dos pernambucanos, o Sport se apóia na estratégia que o Millonarios usou contra os paulistas pela Sul-Americana para bater o líder do Brasileiro. "É colocar a bola no chão e tentar as jogadas por baixo. O Millonarios levou vantagem sobre eles [são-paulinos] quando jogou assim", analisou Carlinhos Bala, artilheiro do Sport no Brasileiro, com 12 gols.


NA TV - Sport x São Paulo
Globo (só para SP) e Band (menos RJ e Recife), às 16h, ao vivo


Texto Anterior: Juca Kfouri: País de palhaços
Próximo Texto: Aflitos arma "festa" para Muricy
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.