São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferrari faz ameaça de deixar a F-1

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de anunciar em Xangai que abriria uma concorrência para definir um fabricante padrão de motores e transmissões a serem usados na F-1 de 2010 a 2012, a FIA divulgou ontem mais detalhes de sua proposta.
E, se a reação na China já não havia sido boa, agora tomou dimensão bem maior.
A Ferrari emitiu um comunicado em que afirma que irá, ao lado de seus parceiros, repensar sua participação no Mundial de F-1 caso a entidade dê seqüência à idéia.
"À luz da crise econômica global, a direção da Ferrari examinou as propostas para reduzir custos na categoria e, ao mesmo tempo em que concorda que é preciso diminuir os gastos, tem fortes preocupações com os planos de padronizar os motores, já que tal medida seria ir contra o esporte em que a Ferrari está envolvida desde 1950", afirma a nota de ontem.
A escuderia italiana, porém, não deve estar sozinha nas ameaças. "Acho que veremos empresas deixando a categoria se forem implantados os motores padronizados. Não acredito que seja isso o que as montadoras queiram", declarou John Howett, presidente da Toyota, uma das seis fabricantes envolvidas com a F-1 atualmente.
Segundo a FIA, algumas fábricas já demonstraram interesse em participar da concorrência e muitas tinham dúvidas sobre o processo, por isso foi criada uma página em seu site para responder a essas questões. A data para quem quiser participar vence no próximo dia 7.
A idéia da entidade que comanda o automobilismo é que a empresa que vencer a concorrência ou forneça os motores prontos ou dê as diretrizes para que as montadoras façam seus próprios propulsores. Este "fornecedor" seria responsável também por verificar se todas as unidades usadas estão de acordo com o regulamento.
Nos próximos dias, membros da Fota, a Associação de Equipes de F-1, devem se reunir novamente.
(FSX E TC)



Texto Anterior: Para Massa, é mais fácil São Paulo ser campeão
Próximo Texto: Fã: Schumacher diz que Hamilton pode bater seu recorde de títulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.