São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Equipado, país ainda faz curso para Pan no Rio

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil adquiriu tecnologia para realizar teste para EPO (eritropoietina), municiando o Ladetec, no Rio, laboratório credenciado pelo Comitê Olímpico Internacional. Mesmo assim, os exames para a droga serão feitos em Montréal (Canadá).
A EPO é usada em pacientes infectados com HIV ou que sofram de insuficiência renal crônica. A droga estimula a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a oxigenação no sangue.
"Estamos capacitando nosso pessoal para os testes de EPO e adaptando o laboratório à tecnologia", diz Francisco Radler de Aquino, coordenador do Ladetec.
Para isso foi enviado um técnico ao Instituto Municipal de Investigação Médica, laboratório de Barcelona credenciado pelo COI.
A tecnologia importada custou aos cofres públicos US$ 200 mil (R$ 429 mil).
Embora já esteja com o equipamento há alguns meses, o laboratório só deve iniciar testes para EPO em abril ou maio, já visando o Pan do Rio, em julho.0 (ALF)


Texto Anterior: Regra: Kit só é retirado com documento
Próximo Texto: Doping: Justiça aperta cerco a liga de beisebol de EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.