São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Lista mundial dobra pontos da nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ranking Folha do Futebol Mundial segue os mesmos padrões do Ranking Folha, porém leva só em conta disputas interclubes internacionais. De maneira geral, ele dobra os pontos da lista nacional. O Mundial de Clubes vale 80 e 50 pontos para campeão e vice, respectivamente (o ranking nacional dá 40 e 25 pontos).
A lista mundial, criada em 2002 e institucionalizada em 2003, computa títulos e vices de competições oficiais que tiveram significativa relevância e uma boa seqüência.
Assim, não entram no ranking o Sul-Americano de 1948 e as Copas Rio, jogadas na década de 50.
Também não são computados torneios esporádicos criados pela Conmebol nos anos 90, como Copa Ouro e Masters da Supercopa e da Conmebol.
Neste ano, a Conmebol criou a Copa Suruga Bank, um jogo entre o campeão da Copa Sul-Americana e o vencedor da Copa da Liga do Japão. O Arsenal de Sarandí, da Argentina, bateu por 1 a 0 o Gamba Osaka. Porém tal disputa não será computada na lista.
Apesar de o troféu seguir em disputa em 2009 (Inter e Oita Trinita jogarão em agosto), o torneio não tem paralelo em outros continentes, sendo mais um duelo comercial.
No ranking, torneios de continentes de maior tradição no futebol têm mais peso. A Copa dos Campeões da Oceania teve pontuação reduzida na lista após 2006. Isso porque, com a saída dos australianos das disputas da região, o torneio ficou mais fraco.
A tendência é hegemonia de times da Nova Zelândia, como o Waitakere.
O ranking completo conta com 334 times de 93 países diferentes. (RBU)


Veja a lista completa do ranking mundial
www.folha.com.br/083582


Texto Anterior: Elite da lista mundial naufraga
Próximo Texto: Só falta 1: Bahia é único fundador do clube dos 13 ainda fora da lista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.