São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Goleada e salsa movem colombianos

do enviado a Bogotá

O técnico Luis García e seus jogadores negaram que entrariam em campo pensando em vingar a goleada de 9 a 0 sofrida para o Brasil no Pré-Olímpico do Paraná, mas esqueceram de avisar os seus fanáticos torcedores.
Nos arredores e dentro do estádio El Campín, o principal combustível da animação era a derrota de 30 de janeiro, quando os times eram outros, assim como o técnico colombiano (Javier Alvarez, demitido após o revés).
"Eô, eô, Colômbia, os 9 a 0 ainda doem", gritava a torcida, que lotou o estádio (os 45 mil ingressos se esgotaram no primeiro dia de vendas).
A Federação Colombiana de Futebol e a Prefeitura de Bogotá armaram uma grande festa, que começou com o pouso de pára-quedistas com bandeiras do país.
O ponto alto foi um show de salsa, em um palco armado atrás de um dos gols.
Até o início da partida, nenhum incidente havia sido registrado pela polícia de Bogotá -exceto uma queda de energia no estádio.
A polícia descartou a possibilidade de ter sido uma ação terrorista. No início da semana, 11 torres de transmissão de energia foram dinamitadas em vários pontos da Colômbia, deixando dez cidades às escuras.
A ação foi atribuída ao grupo guerrilheiro ELN (Exército de Libertação Nacional), que, junto com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), controla parte do país.
Por isso, ontem, o esquema de segurança para a partida contou com 1.800 homens -1.000 do lado de fora do estádio e 800 dentro, 300 dos quais à paisana.
Para entrar no El Campín, os torcedores passavam por três cinturões de segurança, onde eram revistados.
Antes do jogo, o prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, fez um discurso pedindo um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da guerrilha -32 pessoas foram mortas no último final de semana. Quando ele acabou, a torcida respondeu com xingamentos. (FV)

Texto Anterior: Seleção estréia nas eliminatórias da Copa-2002 com 0 a 0
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.