São Paulo, sábado, 29 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos dá status de clássico a jogo contra o lanterna

Temendo perder outra vez para último colocado do Estadual, Leão supervaloriza partida decisiva de hoje, contra Rio Claro

Com 29 pontos, clube está a só 2 da Ponte Preta, quarta colocada, mas necessita de tropeços de adversários para chegar às semifinais

MAURÍCIO EIRÓS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SANTOS

O Santos entra em campo hoje, às 18h10, para pegar o Rio Claro, no interior, pelo Paulista, em estado de alerta. Caso vençam, o time pode manter as esperanças de classificação às semifinais do Estadual.
Além da vitória contra o lanterna do Paulista-08, o Santos precisa de tropeços de Ponte Preta, Corinthians e São Paulo para seguir sonhando com uma vaga entre os quatro primeiros.
O Santos está em sétimo, com 29 pontos, apenas dois atrás da Ponte Preta, atual quarta colocada, com 31. O Rio Claro somou apenas 12 pontos e luta contra o rebaixamento.
O técnico Emerson Leão pede atenção aos jogadores santistas para que não se repita o que já ocorreu diante do Rio Preto, então lanterna do Paulista, que acabou vencendo o Santos no mês passado, em São José do Rio Preto.
"Não podemos nos iludir. Quem acha que é mole jogar contra o último colocado está enganado. Pelas circunstâncias, talvez seja mais complicado até que um clássico", afirmou o treinador santista.
"Agora, temos de pensar nos nossos jogos. Vamos buscar as duas vitórias, com risco e com foco definido. Depois, pensamos nos outros resultados", completou, lembrando que o Rio Claro empatou com a Ponte na última rodada, tirando pontos do time de Campinas.
Os atletas também sentem que o confronto não será fácil, como alguns torcedores imaginam. Para Rodrigo Souto, os adversários costumam crescer ao enfrentar equipes grandes e lembrou de tropeços recentes.
"Desde 2007 a gente tem dificuldades nesses jogos. Os jogadores desses times menores crescem em jogos contra equipes grandes, pois querem mostrar serviço. Temos de ter atenção para não sermos surpreendidos", afirmou o volante.
Sem Denis, que nem sequer foi relacionado, o volante Adoniran será novamente improvisado na lateral direita. O jogador, que era cotado para ser dispensado do clube, vem agradando. "O Adoniran tem sido eficiente e cumpridor taticamente das solicitações. Para alguns é uma surpresa. Para nós, realidade", disse Leão.
O treinador também não terá o volante Marcinho Guerreiro, que levou o terceiro cartão amarelo na vitória contra o Corinthians (2 a 1), e o zagueiro Betão, expulso no mesmo jogo.
Porém, terá a volta de Rodrigo Souto, que formará dupla no meio com Adriano. Na zaga, pode optar por Fabão ou Marcelo para ocupar o lugar de Betão.
"É uma posição que estamos estudando. A entrada do Fabão [diante do Corinthians] foi mais um teste. Contra o Corinthians, ele deu aquilo que esperava de resposta, mas tenho essa dúvida, pois o Marcelo também foi bem", justifica Leão.
No Rio Claro, o técnico Edu Marangon não deve mexer na equipe que empatou em 1 a 1 com a Ponte. Com 12 pontos, para escapar da degola o clube precisa vencer seus jogos (Santos, em casa, e Marília, fora) e esperar por tropeços de Rio Preto, Sertãozinho e Guarani.


NA TV - Rio Claro x Santos Sportv, ao vivo, às 18h10

Texto Anterior: Palmeiras joga hoje por 1ª vaga
Próximo Texto: Projeção: Para Leão, quatro times decidem último posto na fase final
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.