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Às pressas, Indy sai do papel com grid lotado
Categoria abre hoje 1ª temporada após a unificação da IRL e da Champ Car
Refugiados sofrem com pouco tempo para treinar e buscam se adaptar aos ovais, mesmo sabendo que não devem ser competitivos
DA REPORTAGEM LOCAL
Do anúncio à materialização,
37 dias. Foi neste intervalo e
com muita correria que IRL e
Champ Car acabaram com 12
anos de separação e viraram
uma única Indy, categoria que
sai do papel hoje, às 21h (de
Brasília), em Homestead.
O aumento no número de
carros no grid é a novidade que
salta aos olhos na primeira das
16 etapas do campeonato.
Apesar de somente 9 dos 17
que disputavam a Champ Car
terem se refugiado na nova categoria, 25 estarão alinhados
hoje no oval próximo de Miami,
no maior grid em oito anos
-seriam 26 não fosse uma batida que deixou o carro de Graham Rahal sem condições de
ser arrumado a tempo da prova.
A unificação, pelo menos em
seu primeiro ano, não deve trazer grandes mudanças na distribuição de forças da categoria. Isso porque os "convertidos", que receberam ajuda de
US$ 1,2 milhão por carro, além
de um ano de "leasing" de motores Honda e dois chassis Dallara, só tiveram quatro dias para treinar antes da estréia.
Mas não foi só: os propulsores, diferentes daqueles que estavam acostumados, só foram
entregues no último dia 11.
"Não acredito que nenhuma
das equipes da Champ Car seja
competitiva neste ano, especialmente nos ovais", declarou
Bruno Junqueira, um dos refugiados. "Nossos carros só chegaram há três semanas e são
completamente diferentes."
Para alguns pilotos, no entanto, a situação é ainda mais
insólita, como é o caso do estreante francês Franck Perera.
"É uma experiência totalmente nova para mim. Nunca
corri em ovais e na Europa não
vemos nem na TV", falou.
O treino que definiu o neozelandês Scott Dixon como pole
para a prova de hoje deixou clara essa realidade. Os refugiados
disputaram os últimos postos.
Com a saída dos ex-campeões Dario Franchitti e Sam
Hornish, agora na Nascar, e Sébastien Bourdais, na F-1, o posto de favorito ao título ficou
com Tony Kanaan. "Tenho
uma responsabilidade maior
agora", afirmou o brasileiro,
campeão da IRL em 2004.
Para Tony George, fundador
da IRL, e maior incentivador da
unificação das categorias norte-americanas, o processo de
adaptação não deve ser tão demorado. "Nos focamos em tentar ajudar uns aos outros para
estas primeiras corridas", disse. "Espero que as coisas comecem a esquentar em maio."
Para ajudar os novos times
foi criado um emparceiramento entre os da IRL e da Champ
Car. As equipes trabalharam
em duplas no último mês esclarecendo dúvidas e se ajudando.
Mas ainda há mais problemas. O calendário final ainda
não foi definido, já que muitas
corridas tinham contrato com
suas respectivas categorias. Por
causa disso, no mês que vem,
duas provas serão disputadas
em um mesmo final de semana.
Uma será em Motegi, no Japão,
e outra em Long Beach, nos
EUA -ambas valendo pontos.
Com agências internacionais
NA TV - GP de Homestead
Band e Bandsports, ao vivo, às 21h
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