São Paulo, sábado, 29 de março de 2008

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Às pressas, Indy sai do papel com grid lotado

Categoria abre hoje 1ª temporada após a unificação da IRL e da Champ Car

Refugiados sofrem com pouco tempo para treinar e buscam se adaptar aos ovais, mesmo sabendo que não devem ser competitivos

DA REPORTAGEM LOCAL

Do anúncio à materialização, 37 dias. Foi neste intervalo e com muita correria que IRL e Champ Car acabaram com 12 anos de separação e viraram uma única Indy, categoria que sai do papel hoje, às 21h (de Brasília), em Homestead.
O aumento no número de carros no grid é a novidade que salta aos olhos na primeira das 16 etapas do campeonato.
Apesar de somente 9 dos 17 que disputavam a Champ Car terem se refugiado na nova categoria, 25 estarão alinhados hoje no oval próximo de Miami, no maior grid em oito anos -seriam 26 não fosse uma batida que deixou o carro de Graham Rahal sem condições de ser arrumado a tempo da prova.
A unificação, pelo menos em seu primeiro ano, não deve trazer grandes mudanças na distribuição de forças da categoria. Isso porque os "convertidos", que receberam ajuda de US$ 1,2 milhão por carro, além de um ano de "leasing" de motores Honda e dois chassis Dallara, só tiveram quatro dias para treinar antes da estréia.
Mas não foi só: os propulsores, diferentes daqueles que estavam acostumados, só foram entregues no último dia 11.
"Não acredito que nenhuma das equipes da Champ Car seja competitiva neste ano, especialmente nos ovais", declarou Bruno Junqueira, um dos refugiados. "Nossos carros só chegaram há três semanas e são completamente diferentes."
Para alguns pilotos, no entanto, a situação é ainda mais insólita, como é o caso do estreante francês Franck Perera.
"É uma experiência totalmente nova para mim. Nunca corri em ovais e na Europa não vemos nem na TV", falou.
O treino que definiu o neozelandês Scott Dixon como pole para a prova de hoje deixou clara essa realidade. Os refugiados disputaram os últimos postos.
Com a saída dos ex-campeões Dario Franchitti e Sam Hornish, agora na Nascar, e Sébastien Bourdais, na F-1, o posto de favorito ao título ficou com Tony Kanaan. "Tenho uma responsabilidade maior agora", afirmou o brasileiro, campeão da IRL em 2004.
Para Tony George, fundador da IRL, e maior incentivador da unificação das categorias norte-americanas, o processo de adaptação não deve ser tão demorado. "Nos focamos em tentar ajudar uns aos outros para estas primeiras corridas", disse. "Espero que as coisas comecem a esquentar em maio."
Para ajudar os novos times foi criado um emparceiramento entre os da IRL e da Champ Car. As equipes trabalharam em duplas no último mês esclarecendo dúvidas e se ajudando.
Mas ainda há mais problemas. O calendário final ainda não foi definido, já que muitas corridas tinham contrato com suas respectivas categorias. Por causa disso, no mês que vem, duas provas serão disputadas em um mesmo final de semana. Uma será em Motegi, no Japão, e outra em Long Beach, nos EUA -ambas valendo pontos.


Com agências internacionais

NA TV - GP de Homestead Band e Bandsports, ao vivo, às 21h


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