São Paulo, sexta, 29 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turista receberá cartilha de viagem

da Sucursal de Brasília

Os turistas brasileiros que vão assistir à Copa do Mundo na França receberão uma cartilha com dicas para "evitar aborrecimentos" durante a viagem, inclusive sobre como se comportar nos estádios.
A cartilha "Na Copa não pise na bola" foi elaborada pelo Itamaraty, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Serão produzidos 25 mil exemplares para distribuição entre as pessoas que vão à Copa.
O livreto explica, por exemplo, que o torcedor não poderá entrar nos estádios portando bandeiras, símbolos ou folhetos que tenham natureza política, filosófica ou publicitária.
Também é proibido ingressar no locais do jogos levando lanternas de bolso, bebidas alcoólicas, latas e objetos contundentes.
Em relação aos ingressos, a cartilha alerta para o cuidado que o turista deve ter com os cambistas, pois, segundo o Comitê Organizador, alguns deles podem estar vendendo bilhetes falsificados. O comitê já vendeu todos os lotes de ingressos para o Mundial.
Para os torcedores que queiram alugar carro, a cartilha informa: o limite de álcool permitido para o motorista corresponde a três copos de vinho ou uma dose e meia de uísque. Caso esse limite seja excedido, o motorista do veículo pode ser detido.
A cartilha também traz informações sobre exposições e eventos culturais que estarão acontecendo durante o mês de junho em uma área especial do Museu do Louvre, em Paris.
O manual traz ainda telefones úteis para aviso de roubo ou extravio de cartões de crédito e endereços de bancos e companhias aéreas brasileiras na França.
Dos 25 mil livretos que estão sendo preparados, 15 mil serão distribuídos nas principais agências de viagens e 5.000 em postos turísticos e consulares de Paris.
Um acordo com a Polícia Federal também possibilitará a entrega de 5.000 exemplares nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro.
As companhias aéreas brasileiras também já encomendaram 40 mil unidades, que serão entregues durante os vôos internacionais.
Essa é a quarta cartilha que o Itamaraty lança em função de uma Copa do Mundo.
"A nossa preocupação é o bem-estar do torcedor brasileiro durante eventos esportivos", disse Lúcio Amorim, diretor-geral do Departamento Consular e Jurídico do Ministério das Relações Exteriores.
A expectativa é que a França receba cerca de 30 mil torcedores brasileiros no período da Copa.
Além da cartilha, o turista também poderá obter informações no site do Ministério das Relações Exteriores, cujo endereço na Internet é http://www.mre.gov.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.