UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Seleção derrota a Argentina

Brasil ganha seu 19º título sul-americano

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção feminina conquistou seu 19º título sul-americano ao bater a Argentina, por 77 a 68, em Loja, no Equador. Foi o nono troféu seguido da competição obtido pelo país de forma invicta.
"Estou muito contente por dar ao Brasil mais esse título. O Sul-Americano tem um gosto especial para mim, já que volto a disputar o torneio após cinco anos jogando na Itália", disse a pivô Cíntia Tuiú, cestinha do Brasil no jogo de anteontem, com 15 pontos.
A conquista também foi importante para o técnico Antonio Carlos Barbosa, 58, que chegou a seis ouros em Sul-Americanos. Anteriormente, ele havia sido campeão em 1978, 81, 97, 99 e 2001.
Com o título no Equador, Barbosa tornou-se o técnico brasileiro com o maior número de conquistas na competição, superando o lendário Togo Renan Soares, o Kanela, que venceu cinco vezes o torneio dirigindo o time masculino (1958, 60, 61, 63 e 71).
Em 41 jogos dirigindo o Brasil em Sul-Americanos, Barbosa obteve 40 vitórias. Seu único revés foi em 1977, quando perdeu na final para o Peru, na casa do rival.
A seleção começou a partida contra a Argentina impondo seu ritmo de jogo, com uma forte marcação e um domínio quase total dos rebotes. Com isso, a equipe brasileira fechou o primeiro tempo já com uma boa vantagem, de 18 pontos: 38 a 20.
No terceiro quarto, o time manteve boa produção ofensiva, não dando chance para a Argentina, que ficava cada vez mais distante no placar. O último quarto, porém, foi o pior da seleção. Desconcentrado, o Brasil deixou a Argentina se aproximar, ficando apenas seis pontos à frente (70 a 64). Nervosas no final do jogo, as argentinas erraram bolas decisivas e não conseguiram a virada.
"Fizemos uma partida emocionante, disputada até a última bola", afirmou Cíntia Tuiú.
O Sul-Americano classificou Brasil, Argentina e Chile para o Pré-Olímpico do México, que será disputado em setembro.


Texto Anterior: Vôlei: Brasil derrota Portugal e é 1º em seu grupo
Próximo Texto: Automobilismo: Raikkonen e Mercedes quebram jejum
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.