São Paulo, sábado, 29 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

Com Fluminense x Bahia, motivo da virada de mesa, começa hoje Copa João Havelange
O jogo do jeitinho brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem o menor pudor, o Clube dos 13 virou a mesa para organizar o Campeonato Nacional de 2000. Mas, achando pouco, a associação, como uma espécie de provocação, programou para a primeira rodada da Copa João Havelange, hoje, um jogo envolvendo Fluminense e Bahia, os dois maiores "motivos" da virada.
Mais dois jogos (Vasco x Sport e Vitória x Palmeiras) serão hoje, com a primeira rodada do torneio sendo completada amanhã.
Vendo-se obrigado a ceder ao Gama, que conquistou na Justiça comum o direito de continuar na primeira divisão do futebol nacional, o Clube dos 13 criou a competição mais inchada da história do Nacional, com 116 participantes.
Sem explicação plausível, ao incluir o Gama no Módulo Azul (primeira divisão) da Copa João Havelange, o Clube dos 13 "içou" da segunda divisão Fluminense, Bahia (membros da Associação), América-MG e Juventude.
O Fluminense já havia sido beneficiado com uma virada de mesa em 97, ao lado do Bragantino.
"Os clubes grandes do Brasil têm de ser preservados, pois têm 100 anos de tradição. Vamos trabalhar para que os fundadores do Clube dos 13 estejam livres de qualquer regra de rebaixamento", é a explicação de um dos maiores idealizadores da Copa João Havelange, o vice-presidente de futebol do Vasco, Eurico Miranda.
O pontapé inicial a ser dado pelos seis times hoje não significa que esteja garantida a realização sem percalços da Copa João Havelange. O Clube dos 13 criou um Tribunal de Penas para julgar as questões de disciplina do torneio, mas o ato foi contestado pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva).
O tribunal esportivo deu um prazo de dez dias à CBF para retomar o poder de julgar os atos de indisciplina da Copa João Havelange, sob a pena de o presidente da confederação, Ricardo Teixeira, perder o cargo.


Próximo Texto: Palmeiras busca manter retrospecto no Nordeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.