São Paulo, sábado, 29 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDÔ
Atleta teve cirurgia no joelho
Com cautela, Miguel volta a competir hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

O judoca Aurélio Miguel, 36, volta a competir hoje, no Rio de Janeiro, após quase seis meses de recuperação de uma lesão no joelho direito, com uma nova filosofia: mais cauteloso e procurando ""ouvir mais o corpo".
Miguel defende o Flamengo na Copa Baixada por equipes. Será a única competição do atleta antes da seletiva final que define a equipe brasileira olímpica, nos dias 5 e 6 de agosto, no Rio.
Campeão em Seul-88 e bronze em Atlanta-96, Miguel rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho durante treino em fevereiro e se submeteu a uma cirurgia para a reconstrução da estrutura.
Foi o processo de recuperação que provocou a mudança em Miguel. No terceiro mês após a cirurgia, ele ""exagerou um pouco" nos exercícios, e o joelho acabou inflamando. Foram três semanas de repouso. ""Foi um momento muito ruim. A única coisa que eu podia fazer era fisioterapia."
O judoca disse que, naquele momento, percebeu que precisava dar uma maneirada. ""Sempre fui adepto do "no pain, no gain" (sem dor, sem vitória), mas vi que era necessário mais cautela e ouvir o que o corpo estava pedindo."
Para o médico responsável pela cirurgia, Wagner Castropil, a mudança de atitude de Miguel é um sinal de amadurecimento.
""Ele sempre treinou muito, mas parece que agora ele começou a perceber que o corpo também tem seus limites", afirmou Castropil, amigo pessoal de Miguel e ex-judoca que participou dos Jogos Olímpicos de Barcelona-92.
Segundo o médico, o joelho do atleta está totalmente reabilitado e não há mais nada a melhorar.
Após as três semanas de repouso, Miguel voltou a treinar sobre o tatame no início do mês e diz que o joelho está bom, mas ""uma coisinha, um resquício sempre fica".
O objetivo do judoca com a competição de hoje é ganhar ritmo. ""Estou confiante e treinando bem, mas treino é diferente de competição", afirmou o atleta. (FERNANDO ITOKAZU)

Texto Anterior: Dirigente fez o nome à frente do vôlei
Próximo Texto: Judoca retorna entre os pesados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.