São Paulo, domingo, 29 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

América já teve seleções unidas em um torneio

DA REPORTAGEM LOCAL

Na metade do século 20, já houve uma tentativa de unir as principais seleções da América do Sul e da Concacaf em uma competição. Em 1946, foi fundada em Barranquilla, na Colômbia, a Confederação Pan-Americana de Futebol.
A entidade organizou três edições do Pan-Americano na década de 50, mas fechou as portas em 1960. O Brasil foi campeão do torneio em 1952 e 56, enfrentando, entre outros, México, Costa Rica e Panamá.
A Argentina ficou com o título da competição em 1960.
Na década de 90, a Confederação Sul-Americana fez uma espécie de convênio com a Federação Mexicana de Futebol. Desde 1993, a seleção mexicana disputa a Copa América e, desde 1998, os clubes mexicanos disputam a Libertadores.
O México disputa agora sua segunda final da Copa América. Neste ano, o Cruz Azul já conseguiu chegar à final da Libertadores -foi o primeiro time mexicano a alcançar a decisão do mais importante interclubes da Sul-Americana.
EUA, Costa Rica e Honduras são outras seleções da Concacaf que já atuaram na Copa América. O Canadá jogaria neste ano, mas acabou desistindo após a suspensão temporária do torneio. (RBU)


Texto Anterior: Futebol: Copa América termina em festa e deve ser ampliada
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Fifa anuncia na terça posição sobre punições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.