São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Ex-jogador do Palmeiras já pode acertar contrato com novo clube
Juíza dá passe a Rogério e amplia disputa jurídica

JOÃO CARLOS BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa entre Justiça e clubes que domina o futebol brasileiro no segundo semestre ganhou um novo capítulo ontem. A juíza Silvana Louzada Lamattina Cecílica, da 26ª Vara da Justiça do Trabalho, deu passe livre ao volante Rogério, que defendeu o Palmeiras por quatro anos.
O mesmo já havia acontecido com o também volante Reidner, que estava no Botafogo-RJ.
Antes, sucessivas decisões judiciais já haviam impedido o Clube dos 13, que reúne os principais times do futebol nacional, de excluir o Gama da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Com o que obteve na Justiça, Rogério já pode ser contratado por outro clube.
O empresário dele, o ex-jogador Cláudio, disse que foi procurado ontem por representantes de equipes interessadas em contar com o volante. Segundo o procurador, surgiram até novos clubes, que ele preferiu não divulgar.
Rogério conseguiu o passe livre, de acordo com o advogado dele, Heraldo Panhoca, porque o Palmeiras não cumpriu o prazo para apresentar uma proposta de renovação do contrato do jogador.
O período para que isso seja feito, segundo Panhoca, é o dos últimos 30 dias de vigência do compromisso anterior.
""O Palmeiras só fez uma proposta quando o contrato já estava vencido", afirmou o advogado.
O passe do volante estava fixado na FPF (Federação Paulista de Futebol) em R$ 8,6 milhões.
Panhoca se baseou na resolução 01/96 do Indesp (Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto) para conseguir a liberação de Rogério. A decisão, em primeira instância, permite recurso.
A juíza da 26ª Vara já havia se definido em favor do jogador na última sexta-feira, mas apenas ontem o advogado do volante foi notificado. A ação foi protocolada no dia 26 do mês passado.
Segundo o procurador Cláudio, entre os novos interessados que lhe telefonaram ontem para negociar a contratação de Rogério estão times da Espanha e da Itália.
O empresário disse que também foi procurado por novos clubes brasileiros. Cláudio afirmou que ainda recebeu ligações de representantes das equipes com as quais já vinha negociando.
Ele também não quis revelar os nomes, mas Corinthians, Santos e Vasco são times que já manifestaram interesse na contratação.
Jogar fora do país, no entanto, poderá ser a melhor opção para Rogério. No caso de Reidner, mesmo sendo agora dono de seu passe, o jogador continua sem atuar, já que há um acordo entre os integrantes do Clube dos 13 para que não sejam contratados atletas que tenham entrado na Justiça (leia texto abaixo).
Rogério não quis comentar ontem a decisão da Justiça do Trabalho. O volante deve falar apenas hoje, em uma entrevista coletiva.
No Palmeiras, não havia alguém ontem à tarde em seu departamento jurídico que pudesse confirmar o recebimento da notificação sobre o caso ou informar se o clube recorrerá da decisão.
Depois de ser notificado, o Palmeiras terá 24 horas para protocolar os documentos de liberação de Rogério. Com essa documentação, ele já poderá ser registrado por outro clube.
O problema enfrentado pelo jogador também atinge outro volante palmeirense, Galeano, que continua sem contrato.
O atacante Euller, que chegou a passar pela mesma situação, acabou sendo contratado pelo Vasco.


Texto Anterior: MARCA - de Madri: Adversário dá sorte ao La Coruña
Próximo Texto: Atlético-MG quer permissão para usar Reidner
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.