São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2006

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Massa foge de ordens graças ao safety car

Todt diz que teria mandado ele abrir para Schumacher

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Mais do que o 248 F1, o modelo da Ferrari nesta temporada, o carro responsável pela primeira vitória de Felipe Massa na F-1, anteontem, foi um Mercedes-Benz CLK 63 AMG. O safety car da categoria em 2006.
Em entrevista veiculada ontem no site da escuderia italiana, Jean Todt foi franco. O diretor ferrarista deixou bem claro que, não fosse a intervenção na 13ª volta do GP da Turquia, teria dado a ordem pelo rádio para que o brasileiro abrisse passagem para seu companheiro, Michael Schumacher.
"Quando o safety car está na pista, você não pode ultrapassar. Simplesmente não pode. Ultrapassar com safety car é proibido. Isso não significa que nós não teríamos dado a ordem. Significa que não podíamos dar a ordem", afirmou.
Massa liderava a prova de Istambul, anteontem, seguido por Schumacher, quando o italiano Vitantonio Liuzzi, da Toro Rosso, rodou na primeira curva. O motor apagou com o carro em um ponto perigoso, exigindo o safety car.
A maioria dos pilotos foi para os boxes, e ali o alemão perdeu o segundo posto para Fernando Alonso, o líder do Mundial. Por mais que tenha tentado, não conseguiu superar o espanhol até a bandeirada. Liberado para acelerar, sem a ameaça do companheiro no retrovisor, Massa venceu com tranqüilidade, tornando-se o sexto brasileiro a ganhar um GP na F-1.
Pai de Nicolas Todt, empresário do piloto, o dirigente fez rasgados elogios ao brasileiro. "Estou com o sentimento de que surgiu um novo campeão. Sempre tive uma boa impressão do Felipe. Foi por isso que o contratamos anos atrás."
Schumacher também voltou a felicitar o brasileiro. E, apesar do erro que cometeu quando tentava perseguir Alonso -uma escapada na 28ª volta na curva 8 do circuito que destruiu de vez suas chances-, anunciou que vai continuar assumindo riscos até o fim do campeonato. "Vamos manter a estratégia de atacar, de pressionar, de assumir todos os riscos. Ainda há 40 pontos em jogo, e nós não vamos desistir."
Com o resultado, o alemão viu Alonso abrir 12 pontos de vantagem na liderança do Mundial. Pior que isso, não depende mais somente de seus resultados para ser campeão.
Faltam quatro etapas para o fim da temporada. A próxima é em 10 de setembro em Monza.
E é lá que Massa estará hoje. Como a maioria de seus colegas, o brasileiro testará no autódromo italiano até quinta-feira. Na sexta, o piloto será homenageado em Cerignola, no Estado italiano de Puglia, cidade natal de seu avô.


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