São Paulo, Domingo, 29 de Agosto de 1999
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F-1
Batidas de Villeneuve e Zonta na decisão do grid do GP da Bélgica lançam suspeitas sobre a equipe BAR
Acidentes ofuscam 10ª pole de Hakkinen

Reuters
Acima, carro de Jacques Villeneuve, o primeiro a bater, e abaixo, o do brasileiro Ricardo Zonta, ainda mais retorcido


FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Spa

Dois fortes acidentes com os pilotos da BAR, Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta, ontem, na pista de Spa-Francorchamps, lançaram suspeitas sobre a equipe e ofuscaram a pole conquistada por Mika Hakkinen no GP da Bélgica.
A corrida, acontece hoje, a partir das 9h (horário de Brasília), com TV. Não fossem os acidentes, a sessão classificatória teria ocorrido como de hábito, mostrando a força de Hakkinen. Foi a décima pole conquistada pelo finlandês na temporada.
David Coulthard, seu companheiro de equipe, larga em segundo. O ferrarista Eddie Irvine, rival do finlandês na disputa do título, sai apenas na sexta colocação.
Após o treino, porém, todas as atenções estavam voltadas para a BAR, especialmente devido às semelhanças entre as batidas.
A primeira, com Villeneuve, aconteceu aos 31 minutos da sessão. Àquela altura, ele tinha o sétimo melhor tempo. Quando completava a Eau Rouge, considerada a curva mais difícil da F-1, a cerca de 260 km/h, o carro escapou de traseira, foi para a área de escape, capotou e bateu violentamente contra a barreira de pneus.
O acidente deixou o carro totalmente destruído, retorcido e inutilizado para a prova de hoje.
Ainda tonto, ele voltou correndo para os boxes para pegar o carro reserva. O treino ficou paralisado por nove minutos e voltou a ser realizado com um aviso nos monitores do autódromo belga: "pista úmida na curva quatro".
Justamente nesse ponto do traçado, nove minutos depois, Zonta voltou a deixar a F-1 em alerta. Na primeira perna da Eau Rouge, perdeu o controle do carro, da mesma maneira que Villeneuve.
O carro do piloto brasileiro rodou duas vezes, foi para a área de escape, capotou, bateu e rodou mais cinco vezes antes de parar. As câmeras de TV chegaram a registrar algumas chamas próximas ao motor durante a batida.
O que parecia difícil aconteceu: o carro do brasileiro ficou ainda mais retorcido que o de Villeneuve. E, a exemplo do que ocorreu com o piloto canadense, Zonta também não se machucou. Ficou apenas um pouco zonzo.
"Foi muito rápido. Quando você perde o carro, só pede para não bater forte", disse. Ele acredita que o acidente possa ter sido causado pelo asfalto escorregadio. "Talvez. Mas eles (os fiscais) deveriam ter limpado", disse.
Villeneuve reconheceu que errou. "Toquei a zebra. Tive sorte de não me machucar." Agora, sobem para oito o número de acidentes esquisitos da BAR nesta temporada.


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