São Paulo, Domingo, 29 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XADREZ
Armênio e russo duelam nos EUA
Tabuleiro terá zebra como novo campeão

da Reportagem Local

Sem os dois jogadores com melhor desempenho da atualidade, que preferiram se enfrentar num duelo à parte, o xadrez conhece neste fim-de-semana seu novo campeão, na segunda edição do Mundial, em Las Vegas (EUA).
Organizado pela Fide (Federação Internacional de Xadrez), com participação de cem jogadores, convidados com base no ranking da entidade, o torneio tem seu título decidido por dois postulantes considerados ""zebras".
Chegaram à finalíssima o armênio Vladimir Akopian, 36º do mundo, e o russo Alexander Khalifman, 45º. Até a quinta partida, terminada na madrugada de ontem, Khalifman liderava por 3 a 2. Em caso de empate, haverá um tie-break, com início previsto para o final da tarde de hoje.
Rompido com a Fide, mas ainda assim líder do ranking da entidade, o russo Garry Kasparov prepara-se para uma série contra o indiano Viswanathan Anand, segundo do mundo.
Esse confronto será pela PCA (Associação dos Jogadores Profissionais), criada por Kasparov e da qual ele é o atual campeão.
Já o Mundial da Fide, que viu o indiano Anand vitorioso na primeira edição, em 1997, tem fórmula de mata-matas, semelhante à dos torneios de tênis -inclusive com jogadores que só estrearam na segunda rodada.
Até às quartas-de-final, os duelos são em melhor de duas partidas -se necessário, há um desempate. As semifinais ocorrem em melhor de cinco.
""Existem algumas críticas. No confronto com 24 partidas, o favorito leva vantagem. Com esse sistema do Mundial, a chance de zebra é muito alta. Mas a disputa torna-se mais emocionante", diz o brasileiro Gilberto Milos. Ele e Rafael Leitão competiram, avançando até a terceira rodada.
""A final não tem os favoritos, que eram o Kramnik e o Shirov", completa Milos. O russo Vladmir Kramnik, terceiro do ranking, e o espanhol Alexei Shirov, quinto, caíram nas quartas-de-final.


Texto Anterior: Atletismo: Revezamento fecha hoje um Mundial histórico para o Brasil
Próximo Texto: Decisão tem estilos opostos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.