São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ô loco, tchê!

Gre-Nal coloca Palmeiras no topo do Brasileiro-08

Inter goleia Grêmio e dá a ponta ao time paulista, que fica no 0 a 0 com o Náutico

Equipe de Luxemburgo é a quinta a alcançar o posto mais alto do campeonato e encerra série de 13 rodadas de gaúchos como líderes

Jefferson Bernardes/Divulgação
Angelo, do Inter, tenta escapar de marcador do Grêmio no clássico disputado ontem no Beira-Rio

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Na disputa entre Palmeiras e Grêmio pela liderança do Brasileiro-2008, coube ao Inter se meter na confusão e colocar os paulistas no topo da tabela.
Foi a vitória colorada no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, que deu aos palmeirenses o rótulo de melhores do país quatro anos depois da última vez em que isso acontecera, na edição do Nacional de 2004.
Isso porque bem distante dali, no Recife, poucas horas antes, o Palmeiras não conseguira furar o bloqueio do Náutico e amargara empate sem gols.
Com os mesmos 50 pontos do Grêmio, os paulistas ostentam uma vitória a mais (15 a 14). Antes mesmo de o clássico gaúcho começar, os palmeirenses repetiam o que já havia sido dito durante toda a semana.
"Vamos esperar que eles [Grêmio] tropecem, mas, se quisermos conquistar alguma coisa, temos que fazer a nossa parte. Não adianta só esperar por eles", afirmou Martinez.
Alex Mineiro, Diego Souza e companhia falharam e tiveram de esperar. D'Alessandro, Alex, Índio e Nilmar quebraram o galho dos comandados de Vanderlei Luxemburgo e, ainda na etapa inicial, já haviam feito todos os gols do Inter. Tcheco descontou para o Grêmio.
Os tropeços dos dois melhores times do campeonato também deram sobrevida ao segundo pelotão, que agora vê três equipes com 46 pontos.
O número de vitórias é o que separa Cruzeiro (14), Flamengo (13) e São Paulo (12).
Os paulistas, mesmo vencendo os mineiros no Morumbi, seguem mais uma rodada fora do G4, o grupo dos quatro primeiros que garantirão lugar na próxima Taça Libertadores.
O Botafogo, que empatou o clássico carioca diante do Fluminense (1 a 1), também segue na disputa, com 43 pontos.
Na próxima rodada, os dois primeiros colocados jogarão em suas respectivas casas, onde têm sido quase imbatíveis (cada um sofreu somente uma derrota em 13 confrontos).
O novo líder recebe o Atlético-MG no Parque Antarctica. O vice, o Botafogo, no Olímpico. O Palmeiras é a quinta equipe a liderar o campeonato. O Grêmio ficou 13 rodadas no alto, seguido por Flamengo (10), Cruzeiro (2) e Náutico (1).
Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, a edição de 2004, disputada por 24 equipes, foi a que viu mais times se revezando no topo: oito.
Os dois últimos campeonatos, quando foi padronizado o formato atual de disputa com 20 times, também registraram cinco times na liderança.
Caso não perca mais o posto de melhor clube do país, o Palmeiras será o campeão que mais demorou a conquistar a liderança nesse formato.
No ano passado, o São Paulo chegou à ponta na 19ª rodada. Um ano antes, o time do Morumbi assumiu o topo na 12ª.


Colaborou a Agência Folha, em Recife

Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Zagueiro salva gol de Alex Mineiro e impede paulistas de quebrar tabu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.